menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação realiza ações de conscientização e inclusão de pessoas autistas nas escolas de Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação - 02/04/2024

Secretaria Municipal de Educação realiza ações de conscientização e inclusão de pessoas autistas nas escolas de Primavera do Leste

Dia 02 de abril é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. E em Primavera do Leste, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza ações que estimulam respeito e inclusão a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o ano inteiro.

 

A orientação da SME para as unidades escolares é que o tema seja abordado no ambiente escolar e, em consequência, os preconceitos que afetam os estudantes com TEA possam ser dizimados.

 

Assim, as escolas da rede pública municipal ofereceram atividades de conscientização aos estudantes neste dia 02 de abril.

 

 

A Prefeitura Municipal tem investido ao longo dos anos para que a educação nas escolas municipais seja inclusiva, inovadora e equânime. “Mais do que ficar no campo das ideias, em Primavera do Leste nós consolidamos ações para que a inclusão seja cada vez mais uma realidade no ambiente escolar” , pontuou a secretária de Educação, Adriana Tomasoni.

 

Formação estratégica inclusiva

 

A Secretaria de Educação contratou a formação “Práticas inclusivas na abordagem pedagógica para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento no contexto escolar”. Serão realizados encontros formativos de abril a setembro desse ano com o professor Paulo Marcos Ferreira Andrade.

 

Ao longo da formação, os profissionais da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental serão capacitados para compreenderem e atenderem às necessidades educacionais de alunos com Transtorno do Neurodesenvolvimento de maneira mais eficaz.

 


 

Kits pedagógicos “O mundo de Theo”

 

Foram adquiridos kits escolares do programa “O mundo de Theo”. E para direcionar os profissionais da educação a trabalharem o tema da inclusão com os estudantes e familiares de crianças com TEA, foi realizada uma formação continuada com a palestrante Fabiana Cáceres. 

 

A ação aconteceu entre os dias 04 a 06 de março e foi direcionada a professores, diretores e coordenadores das escolas. A equipe organizadora estima que passaram pela formação em média 500 profissionais. Além dessa jornada presencial, também foi disponibilizada uma formação online para os educadores.



 

Aquisição de mesas digitais

 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu ainda mesas digitais para as 24 unidades escolares da rede pública municipal da cidade. Um investimento de mais de R$ 680 mil reais que visa contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos professores e estudantes de forma individual e coletiva e ainda propiciar um ambiente mais prazeroso para a aprendizagem. 

 

Os gestores e profissionais das escolas receberam também uma formação sobre as possibilidades de utilização da mesa digital no trabalho em sala de aula com as crianças. A mesa digital é uma tecnologia interativa que promove suporte pedagógico para expandir capacidades dos estudantes como imaginação, atenção e oralidade. Para crianças autistas, esse novo recurso vem somar ainda mais no desenvolvimento de habilidades cognitivas.

 

“Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos estudantes as melhores ferramentas possíveis para que eles possam alcançar todo o seu potencial educacional e pessoal”, comentou o prefeito Leonardo Bortolin.

 

 

Veja também:

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333