Campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de maio em Primavera do Leste

01/04/2024

Campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de maio em Primavera do Leste
A campanha de vacinação contra a gripe começou em Primavera do Leste. Desde o dia 25 de março, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão com os imunizantes disponíveis para a população em todas as ESF’s da cidade. A campanha vai ocorrer até o dia 31 de maio.

As doses serão aplicadas dentro do horário de funcionamento das unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Já nas ESF’s do bairro Buritis e Parque Eldorado, a vacinação acontece também em horários noturnos, das 18 à meia noite. Para se vacinar, é necessário se dirigir até a unidade de saúde com documento de identificação e cartão de vacinação.

Grupos prioritários

As crianças que vão receber a vacina da gripe pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Confira as demais prioridades definidas pelo Ministério da Saúde:

Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Antecipação

Em 2024, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha em função do aumento da circulação dos vírus respiratórios no país. Tradicionalmente a vacinação acontece entre os meses de abril e maio e neste ano começou já em março nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.

A vacina apresenta três tipos de cepas do vírus combinadas, chamada de trivalente, e protege contra os principais vírus em circulação no país. O órgão informa ainda que essa vacina pode ser aplicada na mesma ocasião de outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.