Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de robótica nas escolas municipais

Ação é voltada para estudantes que estão no 5º ano do ensino público fundamental

Coordenadoria de comunicação - 27/03/2024

Diego Eifller
A Prefeitura de Primavera do Leste, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao programa “Robótica nas Escolas”. O lançamento aconteceu na tarde de sexta-feira (22), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria D. Costa (Parma VIda) do bairro Pioneiro.

Em fase de implantação, o programa é voltado inicialmente para 60 estudantes dos quintos anos de seis escolas de ensino público fundamental do município. As aulas vão acontecer dentro das salas makers das instituições.

A secretária de Educação do município, Adriana Tomasoni, explicou que o programa terá duração de quarenta semanas, sendo duas horas semanais de aulas no contraturno dos estudantes. “Pensar a tecnologia nas escolas é pensar no futuro profissional de cada criança”, afirmou.

O Prefeito de Primavera do Leste comemorou que a cidade tem avançado para ser uma das smart cities de Mato Grosso, uma cidade voltada à inovação. “Fomos a primeira cidade do Brasil a implementar aulas de drone nas escolas e é um privilégio os estudantes aprenderem robótica e inovação dentro de uma escola pública”, lembrou o prefeito Leonardo Bortolin.

Os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre legos e arduinos (plataforma de prototipagem eletrônica). Eles desenvolverão ainda projetos focados em resolução de problemas da comunidade escolar, estimulando habilidades motoras e de criatividade.

O diretor da EMEF Tia Dejane Pereira da Silva, Gean Marcos Oliveira, comentou sobre a importância do programa. “Para nossa escola, o projeto vai ajudar a melhorar os índices de engajamento das crianças nas atividades”, pontuou. A sala maker da escola Tia Dejane foi inaugurada no início do ano e está pronta para receber os pequenos entusiastas da tecnologia.

E além das aulas de robótica, o projeto de inovação no ensino da cidade inclui aprendizado de linguagem de programação, manuseio de drones, operação de impressora 3D e ainda familiaridade com óculos de realidade virtual.

Fotos: