Auto da Compadecida chega para brilhar no palco do Festival Velha Joana nesta Terça-feira (21)

Todo o evento é de acesso gratuito, e os ingressos são distribuídos meia hora antes de cada espetáculo.

Coordenadoria de Comunicação - 21/11/2023

O Festival Velha Joana chega ao seu quinto dia de apresentações,trazendo como grande destaque o renomado espetáculo "Auto da Compadecida", realizado pelo Grupo Maria Cutia, oriundo de Minas Gerais.

O espetáculo narra as aventuras divertidas de João Grilo e Chicó, iniciadas com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher, desenrolando-se em uma jornada miraculosa pelo sertão, envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos. Serão duas exibições agendadas para as 18h e 20h, no teatro municipal.

No entanto, as atividades do Velha Joana desta terça-feira começaram cedinho, às 7h40, com o espetáculo "Vizinhança" da E. M. de Teatro - C. Cultural, continuando ao longo da manhã.

O Secretário de Cultura, Wanderson Lana, conta que 600 pessoas, entre artistas, atores, produtores e profissionais ligados ao cenário da arte, estão envolvidas na realização do 17º Festival Velha Joana, que iniciou na semana passada em Primavera do Leste e segue até o próximo dia 26 de novembro, com apresentações teatrais para todas as idades de gosto.

O maior Velha Joana da história

Para o Secretário, Wanderson Lana, esse é o maior de Festival Velha Joanda de todos os tempos.

“Temos um aporte muito grande por parte do governo de MT, então, economicamente, temos valores disponibilizados ao município, para investir na economia local. Locais que giram em torno destes eventos, como hotel, bares restaurantes, casa de tecidos, confecção de figurino. E todo um setor que economicamente é contemplado através da realização do festival. Conseguimos até trazer o Itaú Cultural dada a importância do festival. É algo que nos deixa muito felizes”.

Neste ano, mais de 500 espetáculos se inscreveram para participar das mostras culturais, sendo selecionados os melhores. Ao todo, são 69 espetáculos circulando por espaços públicos, além do Teatro Municipal e do Centro Cultural.

“São mais ou menos 19 trabalhos de outras cidades na amostra oficial. Na amostra regional, estamos esperando algo em torno de 180 a 210 pessoa, e o restante são de Primavera do Leste”, destaca Lana.

Ana Dorst, coordenadora do Teatro Faces, expressa sua emoção em fazer parte de mais uma edição do Velha Joana. "Representar a classe artística de Primavera aqui é uma grande responsabilidade. Estou extremamente feliz, realizada e emocionada por presenciar mais uma edição do Velha Joana acontecer”.

Veja um pouquinho do que está rolando no Velha Joana: