Festival Velha Joana, terá quase 70 apresentações de teatro

Apresentações de diversas regiões brasileiras devem movimentar o setor cultural e econômico de Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação - 18/11/2023

Fred Gustavos
Festival Velha Joana, terá quase 70 apresentações de teatro

Desde sexta-feira (17), Primavera do Leste (235 quilômetros de Cuiabá), se tornou a capital do teatro, por pelo menos 10 dias. A cidade sedia a 17ª edição do Festival Velha Joana, um festival 100% primaverense, que reúne artistas de vários estados.

A abertura oficial do Festival Velha Joana, ocorreu no Teatro Municipal, com uma plateia lotada. O secretário municipal de Cultura, Wanderson Lana, relembrou toda a trajetória do festival, até chegar a esta edição, que já é considerada uma das maiores já realizadas.

"Me passa um filme na cabeça, e é impossível não lembrar de quando começamos há 17anos atrás, em um espaço dentro da escola 13 de maio, não foi fácil, mas nós adoramos. Eu falo no plural, por que esse festival é o sonho de muitas pessoas, que se desdobram para que ele ocorra. Só para ter uma noção, são mais de 40 pessoas que trabalham para que tudo ocorra da melhor maneira possível, e sempre foi assim, muitas pessoas trabalhando e dando o melhor de si, para que tudo dê certo", ressaltou Lana.

Ana Dorst, é coordenadora do Teatro Faces, ela ressalta a emoção de poder participar de mais uma edição do Velha Joana.

"É uma responsabilidade muito grande representar aqui a classe artística de Primavera. Eu estou extremamente feliz, realizada e emocionada em ver mais uma edição do Velha Joana acontecer", expôs Dorst.

Ao todo serão 69 apresentações de Cias de Teatro não só de Primavera do Leste, mais também de norte a sul do Brasil, movimentando toda uma economia.

"São mais de 200 artistas de fora que estão na cidade. O festival movimenta toda uma economia. O setor de hotelaria, lojas de tecidos, restaurante, costureiras, ou seja, todos os setores ganham", destacou Lana.

Coube ao Grupo Lamira Artes Cênicas, de Palmas - TO, a responsabilidade de abrir o Festival Velha Joana.  O espetáculo apresentado foi Luna de Miel, uma peça que retrata a vida de um casal de palhaços recém-casado, que saem em uma viagem e vivem inúmeras aventuras. A peça mistura palhaçaria, acrobacias, balé e muita diversão.

O ator e diretor artístico da Lamira, João Vicente, ressaltou a importância do Festival Velha Joana, para grupos de todo Brasil.

“Vocês não têm noção do sonho que tínhamos em nos apresentar no Velha Joana. Esse festival é um dos mais importantes quando falamos no segmento das artes cênicas. Para nós é uma responsabilidade muito grande abrir o evento. Eu estava ali atrás tremendo", expôs.

A noite ainda teve mais duas apresentações. 'Para Menores', que tem direção de Elke Victorino. Encerrando a noite com os alunos da escola municipal de teatro de Primavera do Leste, entram em cena com o espetáculo Eureka.

O Festival Velha Joana vai até o dia 27 de novembro, quando encerra com a premiação. Acesse a programação.

Apoio:

O XVII Festival Velha Joana é uma realização da Prefeitura de Primavera do Leste, através da Secult – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Do Governo do Estado de Mato Grosso - através da SECEL – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. E da associação Cultural Teatro Faces.

Tem ainda o apoio da Cooperativa de Crédito Sicoob e do ponto Faces de Cultura, com produção conjunta dos três grupos de teatro locais – Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.