Famílias lotam Teatro Municipal em segunda noite do Festival Velha Joana

Cinco espetáculos de diversas regiões do Brasil se apresentaram no sábado (18).

Coordenadoria de Comunicação - 19/11/2023

Fred Gustavos
Famílias lotam Teatro Municipal em segunda noite do Festival Velha Joana
Famílias inteiras aguardavam na fila que deu voltas dentro do Teatro Municipal de Primavera do Leste. Os cerca de 200 ingressos se esgotaram rapidamente. Em cartaz 'O Adeus de Maria', uma das peças apresentadas no sábado (18), segundo dia do Festival Velha Joana. O espetáculo traz atores do Grupo Primitivos, um dos grupos que produz o festival.

Na fila encontramos João Pedro Lopes, 15 anos, essa é a primeira vez que ele vai assistir a uma peça de teatro. O motivo que o levou a escolher assistir essa apresentação, entra tantas que vão passar pelo palco do festival, está no fato de que 'O Adeus de Maria' já é bastante conhecida em Primavera do Leste.

"Eu assisti a uma reportagem que falava sobre essa peça, de ela estar no palco giratório, se apresentando em diversos estados do Brasil e levando o nome da nossa cidade. Eu fiquei curioso para ver o que tem de tão especial neste espetáculo", contou.

Ana Maria de Sousa é outra espectadora que chegou ao teatro bastante curiosa, mas a curiosidade dela, gira em torno da história que é abordada na peça. A história entre uma Maria de Barro e um Curió. Toda a história se passa dentro de uma vila de pássaros.

"Eu não me lembro de ter visto algo assim. Então quando li na programação que teríamos essa apresentação aqui, eu vim ver", explicou.

O espetáculo conta com muita comédia, amor, luta e superação em um enredo para infância e adolescência que discute racismo estrutural, o feminino e a batalha pelo direito de ser feliz. Uma história divertida, lúdica e emocionante com trilha sonora construída através de sambas clássicos brasileiros e direção de Wanderson Lana.

Uma peça que prendeu a atenção, tirou risos e não decepcionou ninguém.

"Valeu muito a pena ter vindo. Eu não imaginava que o pessoal do teatro de Primavera estivesse fazendo peças tão legais. Não é a toda que temos o maior festival de todos os tempos", frisou Thiago Santos, enquanto entrava na fila para pegar o ingresso para ver mais uma peça.

Além de 'O Adeus de Maria', passaram pelo Velha Joana, na noite de sábado, o espetáculo 'Raiz', do grupo Gambiarra de Campo Verde. 'Sodade' - Panorando Cia de Teatro do Amazonas. 'Criando Asas' - Teatro Experimental de Alta Floresta e finalizando com o 'Conto da Terra'- da Trupe Borobol de Rondonópolis.

O 17° Festival Velha Joana, vai até o dia 26 de novembro e é 100% gratuito. Confira a programação.

Palco Giratório

Projeto do Sesc Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil, desde 1998, o Palco Giratório busca enfrentar o grande desafio desse segmento: o intercâmbio e a difusão de espetáculos.  Além da difusão, nas apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, acaba se constituindo em uma formulação de pensamento, de reflexão e conhecimento, ao unir espetáculos, oficinas, intercâmbios e debates sobre a cena teatral brasileira.

Apoio:

O XVII Festival Velha Joana é uma realização da Prefeitura de Primavera do Leste, através da Secult – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Do Governo do Estado de Mato Grosso - através da SECEL – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. E da associação Cultural Teatro Faces.
Tem ainda o apoio da Cooperativa de Crédito Sicoob e do ponto Faces de Cultura, com produção conjunta dos três grupos de teatro locais – Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.