Compartilhe:
Além de grandes conquistas, a equipe de saúde do município mostra como paixão e profissionalismo podem transformar uma comunidade.
Por Coordenadoria de Comunicação / Produção: Mariana Menegon / Reportagem e edição: Hernandes Cruz - 31/10/2023
Primavera do Leste, situada a 230 km de Cuiabá, tem se destacado no cenário estadual por suas significativas conquistas no campo da saúde. Dentre as razões do sucesso, a liderança e dedicação de duas enfermeiras têm feito toda a diferença: Mônia Maia e Danila Silva. Ambas são servidoras do município há anos e ajudaram a cidade, junto com toda a equipe, a conquistar o topo no "Imuniza Mais MT" para cidades com mais de 30 mil habitantes, rendendo um selo prata e um prêmio gordo de R$250 mil.
Mônia, servidora de Primavera do Leste desde 2010, é formada em Enfermagem e acumula especializações em Saúde Pública, Gestão de Saúde e Vigilância em Saúde. Além disso, fez mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Epidemiologia pela renomada Escola de Saúde Pública da Fiocruz. E, desde 2014 ela lidera a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, onde sua expertise técnica e administrativa tem sido essencial para o sucesso dos programas de imunização. "O prêmio é a consolidação do esforço e comprometimento de uma equipe que busca incansavelmente a saúde da população por meio da prevenção", destaca.
Já Danila, enfermeira dedicada, faz parte da equipe municipal desde 2012. Especialista em Gestão de Saúde, Vigilância em Saúde, Saúde Pública e Mediação de Processos Educacionais em Modalidade Digital, atua como a Coordenadora de Imunização e é reconhecida por sua habilidade de se conectar com a população, assegurando que os cuidados de saúde sejam entregues de forma equitativa e verdadeiramente com um toque humano. "A determinação de nossa equipe nos levou a esse marco. Essa honraria indica que estamos trilhando o caminho adequado, priorizando, sobretudo, os grupos mais vulneráveis", pontua.
E claro, é fundamental reconhecer o papel essencial de uma extensa equipe por trás dessas conquistas na vacinação. Além de todos os servidores envolvidos, destacam-se as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e as Agentes de Combate a Endemias (ACE). Elas atuam como verdadeiras embaixadoras da imunização em Primavera do Leste. Esses profissionais comprometidos visitam, de casa em casa, enfatizando a importância de frequentar um posto de saúde e de manter a caderneta de vacinação atualizada.
O reconhecimento, no entanto, vai além de troféus e certificados. Ele é visto na saúde fortalecida da população e na confiança que os mais de 93 mil habitantes (IBGE, 2022) depositam nos servidores da Secretaria de Saúde do município. A contribuição de Mônia e Danila, aliada à paixão de todo o time de saúde de Primavera do Leste, mostra a verdadeira devoção e carinho que esses profissionais têm pelo que fazem e pelas pessoas que atendem.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste e FIEMT discutem parceria para qualificação profissional
Cirurgias bariátricas serão realizadas em Primavera do Leste pelo SUS
Parceria com Governo do Estado garantirá mais vagas e estrutura moderna para alunos da rede municipal de Primavera do Leste
Universidade Aberta do Brasil amplia oportunidades com novos cursos EaD
Prefeitura discute ampliação do acesso à cultura nas escolas estaduais
Prefeito Sérgio Machnic destaca importância da Farm Show-MT para o desenvolvimento de Primavera do Leste
Crianças aprendem sobre coleta seletiva no stand da Prefeitura na Farm Show
Secretarias de Primavera e Poxoréu alinham atendimento a famílias da região do Vale Verde
Primavera do Leste discute saúde do trabalhador em conferência municipal
Março Lilás: Unidades de Saúde estendem horário de atendimento e reforçam importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO