Primavera do Leste participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura no Espírito Santo

O Secretário de Cultura, Wanderson Lana, representou Primavera do Leste no evento que reuniu líderes de Fóruns Estaduais de Gestores Culturais.

Coordenadoria de Comunicação - 28/08/2023

Entre os dias 14 e 15 de agosto, aconteceu o I Encontro Nacional de Gestores Culturais (ENGCult) em Vitória, Espírito Santo, reunindo presidentes de Fóruns Estaduais de Gestores Culturais. Wanderson Lana, Secretário de Cultura de Primavera do Leste, foi o representante da cidade.

Durante o evento, surgiu a Rede Nacional de Gestores Culturais, que busca facilitar a colaboração entre gestores municipais, promover políticas públicas e ações eficazes, considerando a diversidade das realidades locais, especialmente nos pequenos municípios.

A criação da Rede tem o objetivo de orientar políticas públicas, descentralizar recursos e capacitar as administrações municipais para uma gestão cultural mais eficiente.

Os presidentes dos Fóruns Estaduais de Gestores Culturais foram convidados pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e pelo Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, os organizadores do ENGCult, para atuarem como embaixadores do evento em seus estados, mobilizando a participação de gestores culturais locais.

A colaboração desses líderes estaduais resultou em mais de 1000 participantes no ENGCult e no fortalecimento da pauta municipalista, culminando na criação da Rede Nacional de Gestores Culturais. A Rede já conta com a adesão de 13 Fóruns de gestores culturais dos estados do Acre, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Para Lana, esse foi um momento único das políticas de cultura do Brasil, visto que vários representantes se unirarm por pautas que tendem alcançar a todos os municipios do país. “A descentralização é o mote. Estamos todos engajados em fazer com que o recurso da cultura chegue em todos os estados, municípios e que as praticas culturais cresçam. sejam fomentadas, valorizadas e fortalecidas”.