Feira da Lua Itinerante: Seis meses de sucesso fomentando a Agricultura Familiar em Primavera do Leste

A feira apresenta um aumento médio de 40% da renda mensal dos feirantes durante o período.

Coordenadoria de Comunicação - 25/08/2023

Gabriel Caldas
Há seis meses, Primavera do Leste abraçou uma iniciativa que está transformando a realidade da agricultura familiar local. A "Feira da Lua Itinerante", que iniciou suas atividades em março, já conta com 25 edições, tem percorrido diversos bairros, trazendo não apenas produtos frescos e cultivados localmente, mas também promovendo um impacto econômico positivo e posicionando a agricultura familiar como uma força significativa na produção de alimentos da região. Ela conta com 20 barraquinhas, sendo dois feirantes em cada, totalizando 40.

Rogério Delmon, o Superintendente de Agricultura Familiar, compartilha com alegria que os feirantes tiveram um aumento de cerca de 40% em sua renda mensal. Esse resultado é motivo de grande orgulho para ele, pois reflete a realização de seus esforços em contribuir para essa conquista.

Uma das marcas registradas da Feira da Lua Itinerante é a diversidade de produtos oferecidos. Os visitantes podem encontrar hortifrutigranjeiros, doces, mel, compotas, leite e derivados, pastel, tapiocas, sucos naturais, caldos, espetinho, crepes, confecções e artesanatos e muito mais para atender aos mais variados gostos e preferências.

A feirante Rose Selonk é um exemplo da transformação com a Feira da Lua. Em parceria com seu marido, cultivam uma variedade de hortaliças há mais de duas décadas. Apesar de já possuírem uma clientela sólida, a entrada na nova feira originou um notável acréscimo de 30% em sua receita mensal. E graças a descentralização, expandiram seu alcance para outras regiões e diversificaram seu público-alvo.

E não para por aí, a família Selonk é um verdadeiro exemplo da força da Agricultura Familiar em Primavera do Leste. O filho de Rose, João Henrique Selonk, trilhou seu próprio caminho como feirante, contando com o impulso da popular Feira da Lua.

Desde 2014, João investe na produção de rosas do deserto. Embora esse produto fosse menos reconhecido, sua participação na feira foi um divisor de águas. Suas vendas aumentaram impressionantes 100%, alçando a um patamar de reconhecimento na cidade. O resultado? A demanda cresceu, abrindo portas para encomendas particulares, eventos festivos e até casamentos.

Previsão de crescimento

O prefeito em exercício, Ademir Goes, frequentador assíduo da feira, é um grande incentivador do homem do campo, o agronegócio e a agricultura familiar.

“A Feira da Lua é uma grande conquista da nossa gestão. Eu, como homem do campo, sei da importância de uma feira para a comunidade. Conversei com feirantes que estão muito contentes, me falaram que já conseguiram até dobrar a renda devido à feira e proporcionar essa oportunidade, me deixa muito feliz”, Ademir Goes.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Filho, também se mostra muito satisfeito com os resultados e informa que já foi solicitado junto a SEAF (Secretaria de Estado da Agricultura Familiar) mais 10 tendas para aumentar a Feira da Lua Itinerante. “Por enquanto, estamos trabalhando nas terças-feiras, mas já estamos com previsão para abertura também nas quintas-feiras”, revela.

A força da Agricultura Familiar no Brasil

Primavera do Leste é mais uma das cidades do Brasil que conseguiram entender a importância da Agricultura Familiar. Para se ter uma ideia da força dessa prática, é que se por algum motivo, todos os agricultores familiares brasileiros decidem criar um país, este ficaria em 8º lugar entre os maiores produtores de alimentos do mundo, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Primavera do Leste conta atualmente cerca de 400 famílias que vivem direta ou indiretamente da Agricultura Familiar. Já o restante do país, conta com 10,1 milhões de trabalhadores na atividade e produzem 23% do valor bruto da produção agropecuária do país e 67% das ocupações no campo.

Outro dado interessante do Contag, é que a Agricultura Familiar é responsável por 40% da renda da população economicamente ativa de 90% em cidades que possuem até 20 mil habitantes, que representam 68% do total do país.

Veja a calendários das próximas Edições da Feira da Lua:

29/08 - Centro

05/09 - São José

12/09 - Pq Eldorado

19/09 - Castelândia

26/09 - Primavera II

03/10 - Tuiuiú

10/10 - São Cristóvão

17/10 - Pioneiro

24/10 - Buritis

31/10 - Centro

Acompanhe o vídeo especial sobre a Feira da Lua: