menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Castra Pet da Prefeitura já beneficiou mais de 230 bichinhos em Primavera do Leste!

Em apenas quatro meses, o programa municipal já realizou a castração de 233 animais na cidade, promovendo saúde e bem-estar a eles e seus tutores

Coordenadoria de Comunicação - 01/08/2023

Diego Eifler
Castra Pet da Prefeitura já beneficiou mais de 230 bichinhos em Primavera do Leste!
Desde sua criação em abril, o programa Castra Pet da Prefeitura de Primavera do Leste já realizou a castração de 233 animais domésticos, entre cães e gatos. Essa iniciativa tem impactado positivamente no controle populacional desses pets e na promoção de sua saúde, o que tem revolucionado a realidade desses animais e seus tutores na cidade.
 
E sabe o que é melhor? Quem paga essa conta é a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O custo médio por animal atendido é de aproximadamente R$ 659,96, e cobre tudo, desde a cirurgia até os cuidados pós-operatórios. E não é só isso, as ações ainda beneficiam associações, voluntários e tutores de animais. Isso é que é um ciclo de cuidado e responsabilidade animal de verdade.
 
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Filho, avalia positivamente esses primeiros meses do programa. "Como ainda é algo novo, a população está descobrindo esse serviço oferecido pela prefeitura. Estamos trabalhando para manter uma constância de 100 animais por mês”, afirma o gestor da pasta.
 
A importância desse programa vai além dos números. “Quando os animais não são castrados, acabam se reproduzindo de maneira descontrolada. Com esses mais de 200 animais que passaram pelo procedimento, estamos reduzindo a natalidade e, consequentemente, diminuindo os casos de abandono”, destaca o secretário.
 
Como participar do programa?
 
O projeto Castra Pet está em lei e não tem prazo para finalizar, à população que queira castrar seu pet, devem realizar o cadastro junto à SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (que fica na SASD - bairro Castelândia, no prédio do antigo Fórum), apresentando RG, CPF, comprovante de endereço e de renda, além da carteira de vacinação do animal.
 
O responsável pelo animal deve comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos ou ser cadastrado em qualquer programa social do Governo (Federal, Estadual ou Municipal) e comprovar residência no município de Primavera do Leste.
 
Se considerado apto, o pet será encaminhado para o procedimento; caso contrário, o animal será devolvido ao tutor com orientações para realizar os tratamentos necessários para a recuperação total, possibilitando a realização da castração futuramente.
 
Agosto Amigo: Proteja seu Pet em Primavera
 
Para reforçar a conscientização sobre a saúde animal, no dia 6 de agosto, às 15h, na Lagoa Vô Pedro Viana, ocorrerá o "Agosto Amigo: Proteja seu Pet em Primavera". Organizado pela Prefeitura, o COMPAPVA e a SAMA, o evento contará com uma programação focada na conscientização da importância da vacinação animal, além de uma feira de adoção de pets. Venha participar e fortalecer essa rede de amor e cuidado aos nossos amigos de quatro patas!

Veja também:

NOTA OFICIAL

Fim de semana será agitado em Primavera do Leste com Campeonato de futebol amador, Copa craques do vôlei e exposição de artes

Universidades públicas oferecem cursos gratuitos de especialização e graduação à distância com inscrições até 25 de maio

Vigilância epidemiológica divulga boletim com dados sobre casos de dengue e cobertura vacinal em Primavera do Leste

População tem até dia 29 de maio para vacinar contra vírus da gripe

Secretaria de Saúde realiza I Simpósio de Saúde Mental de Primavera do Leste

Inauguração da iluminação de LED do Estádio Cerradão e início do 33º Campeonato de Futebol Amador marcam o fim de semana

Kart Cross, Campeonato de Bike, MPB e Bailinho movimentam fim de semana em Primavera do Leste

3ª Copa Craques do Futsal reúne 30 equipes de todo o Estado em Primavera do Leste

Movimento Maio Amarelo realiza ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333