Primavera do Leste celebra a restauração da estátua de São Cristóvão, marco histórico da cidade

Em uma homenagem ao Dia de São Cristóvão, a Prefeitura de Primavera do Leste entrega a icônica estátua restaurada, reforçando a história e a fé da cidade

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 24/07/2023

Em uma ação de devoção, respeito e compromisso com a história e cultura local, Primavera do Leste celebra, neste dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, a restauração da icônica estátua do santo padroeiro da cidade. O monumento de mais de 10 metros de altura foi restaurado pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura, sob o comando do arquiteto e urbanista, Josemar Alves Basso, deixando a figura do padroeiro ainda mais resplandecente.

Localizada na praça central da cidade, espaço que também abriga o CEMOA - Centro de Artesanato de Primavera do Leste, a estátua de São Cristóvão representa mais do que apenas uma obra de arte. É a representação do protetor e guardião, um verdadeiro refúgio para a fé da população local. Com a recente restauração, os primaverenses encontram sua fé ainda mais fortalecida.

Além da reforma da imagem, a praça recebeu serviços de limpeza e jardinagem, proporcionando um ambiente ainda mais acolhedor e agradável para os moradores e visitantes.

E uma curiosidade: a escolha de São Cristóvão como padroeiro da cidade é um capítulo interessante da história local. Trata-se de um reflexo da democracia e fé da comunidade. Antes da construção da Paróquia, os moradores foram convidados a votar no santo de sua preferência para se tornar o padroeiro. Na votação realizada no dia 19 de abril de 1981, a escolha recaiu sobre São Cristóvão, evidenciando a predominância dos motoristas na população da cidade.

Hoje, a renovada estátua de São Cristóvão é mais do que um símbolo de proteção. É um laço que une a população de Primavera do Leste à sua fé e história. A restauração promete trazer renovada paz e esperança para todos os moradores. São Cristóvão, nosso padroeiro, vive e brilha entre nós. É com imenso orgulho que dizemos: Viva São Cristóvão!