XI Festival Dançando o Cinema é sucesso de público e atende mais de 3 mil pessoas

Foram quase 50 apresentações em diversas categorias e workshops nos dois dias de evento.

Coordenadoria de Comunicação - 07/07/2023

Diego Eifler

O Ginásio de Esportes Pianão lotou nas duas noites de apresentações do XI Festival Dançando o Cinema, levando o público a emoção a cada apresentação.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude o evento mais uma vez foi sucesso absoluto e nesta edição trouxe as mais diferentes linguagens da dança através de filmes, séries, desenhos, valorizando os processos criativos e os profissionais que atuam no interior do Estado.

Este ano o público foi recepcionado por uma entrada preparada com muito carinho com o tema da linguagem homenageada do festival – filmes de terror, além de contar com folders com a programação impressa dos dias de festival, o público foi surpreendido também pela organização: apenas os bailarinos e bailarinos ficavam na quadra de esportes e a plateia juntamente com os pais nas arquibancadas, essa estratégia foi pensada a fim de melhorar a visibilidade do público, o qual elogiou a ideia.

As oficinas e workshops do Festival aconteceram no sábado com quatro oficinas durante todo o dia: oficinas de Danças Urbanas, Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea, e a noite, a premiação ocorreu no Teatro Municipal, contando com a presença dos pais, alunos e professores para uma grande comemoração.

Uma das avaliadoras do evento, Verônica Weber conta como o nosso município a surpreendeu. “É a primeira vez que eu venho a Primavera, eu estou muito feliz e preenchida com esse evento, com o tamanho do talento que a cidade tem, o incentivo que vocês proporcionam aos fazedores de Cultura e a forma como os jovens estão pensando a dança, estou emocionada”.

A edição do ano anterior já tinha sido um sucesso, o A Professora de dança, Sandra Furtado, relembra das edições anteriores e fala da transformação e crescimento que o festival teve. “A gente tem muito orgulho de chegar até aqui mesmo e ver o festival acontecendo tão lindamente por essa moçada que se doa tanto para oferecer o melhor para Primavera, então eu sinto um orgulho imenso. Estamos fomentando o comércio local, cabeleireiro, maquiadores, hotéis e restaurantes, através das pessoas que vem para Primavera que vem para cá participar e prestigiar”, ressaltou Sandra.

Já para o Secretário Municipal de Cultura, Wanderson Lana, “O Festival Dançando o Cinema hoje já se consagra como uma das principais atividades de dança no nosso Estado, é um lugar de encontro que mistura duas linguagens tão importantes, que é o audiovisual e a dança. Os grupos do nosso município construirão coreografias tão incríveis que a gente só de não apresentar ainda mais vezes e o festival ser mais longo. Quero agradecer a gestão do Léo e Ademir pela gentileza com o festival, agradecer toda a equipe da Secult imbuída neste projeto, agradecer todas as escolas que participaram, em especial, a Escola Municipal de Dança que faz um trabalho maravilhoso no nosso município, e aos pais e as crianças, bailarinas, bailarinos e todos que fizeram deste festival, o festival mais bonito de todos. E já estamos ansiosos pelo XII Festival Dançando o Cinema”.