Primavera do Leste passa a operar com voos noturnos

Com a aprovação da ANAC, o município alavanca a economia local e oferece mais versatilidade aos pilotos e passageiros.

Coordenadoria de Comunicação - 24/05/2023

Primavera do Leste passa a operar com voos noturnos

A cidade de Primavera do Leste recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar voos noturnos. A medida entrou em vigor nesta semana.

“Após muitos anos de luta, enfim o aeródromo de Primavera passa a ter autorização para operar voos noturnos. Ela garante pouso e decolagem de aviões independente do horário, e isso impacta diretamente no desenvolvimento econômico do município, seja no progresso ou até em casos de saúde, podendo operar com UTI aérea”, ressalta o prefeito Leonardo Bortolin.

Para viabilizar as operações noturnas, a Prefeitura Municipal de Primavera realizou obras de reforma e adequação da pista, implantação e manutenção da sinalização luminosa noturna. Entre as melhorias, o aeroporto teve sua pista reformada, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros.

A gestão precisou alterar o tipo de operação de VFR diurno para VFR diurno/noturno e inclusão de farol de aeródromo, indicador de direção do vento iluminado, luzes de borda de pista de pouso e decolagem, luzes de cabeceira/fim de pista e luzes de borda de pista de táxi.

Com a autorização da ANAC, empresas interessadas em operar voos noturnos em Primavera do Leste já podem agendar pousos e decolagens junto à administração aeroportuária na cidade.

De acordo com o vice prefeito, Ademir Goes, esse balizamento noturno era um desejo da população, pilotos, empresários, sendo um trabalho construído por várias mãos, sendo gestores, vereadores, e pessoal dos hangares

“Nesse momento que Primavera está virando a chave do agro para a agro indústria, recebendo grandes empresários, precisamos da aviação comercial cada vez mais pujante para acompanhar esse crescimento”, pontua.

O aeroporto municipal está sob a administração do município, com a gestão, operacionalização e manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Essa medida visa garantir melhoria contínua das instalações e serviços oferecidos aos passageiros e às empresas aéreas.