Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur) realizará o evento "Círculo de Paz" visando difundir a técnica restaurativa e melhorar a comunicação entr
Nos dias 13, 14 e 15 de junho, o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur) promoverá o evento "Círculo de Paz" em Primavera do Leste. Dessa vez, o público-alvo serão os servidores da Prefeitura, vindos de diferentes áreas. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e escuta ativa, visando a melhoria da comunicação entre os colegas de trabalho e o fortalecimento do senso de equipe e, consequentemente no aperfeiçoamento da prestação de serviços à sociedade.
Os detalhes dessa capacitação foram definidas numa reunião realizada na tarde desta sexta-feira (02/06), onde o prefeito Leonardo Bortolin e sua equipe receberam representantes do Poder Judiciário e do Legislativo municipal. Durante a reunião, Karine Lima, coordenadora do Centro de Referência em Humanização (CRH) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, destacou a importância dos círculos de paz como uma ferramenta da Justiça Restaurativa que vai além da resolução de conflitos.
"O Círculo de Construção de Paz é uma das ferramentas da Justiça Restaurativa que pode ser aplicada em diversas ocasiões, não se restringindo apenas à resolução de conflitos. Sua eficácia é comprovada no estabelecimento de um ambiente propício ao diálogo, à comunicação efetiva e à tomada de decisões em grupo", ressalta Karine.
Para garantir a efetividade das práticas restaurativas, será formado um Conselho Gestor composto por servidores de diferentes áreas, que atuarão como multiplicadores do aprendizado, promovendo uma cultura organizacional equilibrada, de paz e bem-estar. Isso refletirá tanto nos funcionários quanto nos serviços prestados à sociedade.
Durante a formação, os participantes serão introduzidos às práticas restaurativas como uma ferramenta adequada para a solução de conflitos, estimulando o diálogo e promovendo uma cultura de pacificação social. Serão disponibilizadas 50 vagas, direcionadas aos servidores das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, abrangendo diferentes áreas do serviço público municipal. A carga horária será de 40 horas, sendo 20 na modalidade presencial e outras 20 na modalidade virtual.
O prefeito Leonardo Bortolin ressalta a importância dos círculos de paz para iniciar diálogos, humanizar os problemas pessoais e proporcionar um espaço de fala e escuta. Ele enfatiza que os resultados serão mais efetivos à medida que os profissionais forem capacitados para utilizar os círculos de paz de acordo com a realidade local, contando com um apoio próximo para atender às demandas.
"Acreditamos que essa abordagem fortalecerá o diálogo e a comunicação da equipe, refletindo em melhorias na prestação de serviços à sociedade", afirma o prefeito Bortolin.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Primavera do Leste demonstra seu compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável, valorizando o diálogo e a cooperação entre os servidores. O evento "Círculo de Paz" e as práticas restaurativas proporcionarão aos participantes a oportunidade de adquirir novas habilidades de comunicação e resolução de conflitos, fundamentais para fortalecer o trabalho em equipe e aprimorar a eficiência dos serviços públicos.