menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Prefeitura, Legislativo e Poder Judiciário se unem para promover "Circulo de Paz" neste mês

Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur) realizará o evento "Círculo de Paz" visando difundir a técnica restaurativa e melhorar a comunicação entr

Coordenadoria de Comunicação - 03/06/2023

 
Nos dias 13, 14 e 15 de junho, o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur) promoverá o evento "Círculo de Paz" em Primavera do Leste. Dessa vez, o público-alvo serão os servidores da Prefeitura, vindos de diferentes áreas. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e escuta ativa, visando a melhoria da comunicação entre os colegas de trabalho e o fortalecimento do senso de equipe e, consequentemente no aperfeiçoamento da prestação de serviços à sociedade.
 
Os detalhes dessa capacitação foram definidas numa reunião realizada na tarde desta sexta-feira (02/06), onde o prefeito Leonardo Bortolin e sua equipe receberam representantes do Poder Judiciário e do Legislativo municipal. Durante a reunião, Karine Lima, coordenadora do Centro de Referência em Humanização (CRH) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, destacou a importância dos círculos de paz como uma ferramenta da Justiça Restaurativa que vai além da resolução de conflitos.
 
 
"O Círculo de Construção de Paz é uma das ferramentas da Justiça Restaurativa que pode ser aplicada em diversas ocasiões, não se restringindo apenas à resolução de conflitos. Sua eficácia é comprovada no estabelecimento de um ambiente propício ao diálogo, à comunicação efetiva e à tomada de decisões em grupo", ressalta Karine.
 
Para garantir a efetividade das práticas restaurativas, será formado um Conselho Gestor composto por servidores de diferentes áreas, que atuarão como multiplicadores do aprendizado, promovendo uma cultura organizacional equilibrada, de paz e bem-estar. Isso refletirá tanto nos funcionários quanto nos serviços prestados à sociedade.
 
Durante a formação, os participantes serão introduzidos às práticas restaurativas como uma ferramenta adequada para a solução de conflitos, estimulando o diálogo e promovendo uma cultura de pacificação social. Serão disponibilizadas 50 vagas, direcionadas aos servidores das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, abrangendo diferentes áreas do serviço público municipal. A carga horária será de 40 horas, sendo 20 na modalidade presencial e outras 20 na modalidade virtual. 
 
A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e escuta ativa, visando a melhoria da comunicação entre os colegas de trabalho e o fortalecimento do senso de equipe e, consequentemente no aperfeiçoamento da prestação de serviços à sociedade.
 
O prefeito Leonardo Bortolin ressalta a importância dos círculos de paz para iniciar diálogos, humanizar os problemas pessoais e proporcionar um espaço de fala e escuta. Ele enfatiza que os resultados serão mais efetivos à medida que os profissionais forem capacitados para utilizar os círculos de paz de acordo com a realidade local, contando com um apoio próximo para atender às demandas.
 
"Acreditamos que essa abordagem fortalecerá o diálogo e a comunicação da equipe, refletindo em melhorias na prestação de serviços à sociedade", afirma o prefeito Bortolin.
 
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Primavera do Leste demonstra seu compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável, valorizando o diálogo e a cooperação entre os servidores. O evento "Círculo de Paz" e as práticas restaurativas proporcionarão aos participantes a oportunidade de adquirir novas habilidades de comunicação e resolução de conflitos, fundamentais para fortalecer o trabalho em equipe e aprimorar a eficiência dos serviços públicos.
 
 

Hernandes Cruz - Coordenadoria de Comunicação

Fotos:

Veja também:

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Imposto Territorial Rural de 2024 será atualizado com base no INPC, em Primavera do Leste

Fim de semana em Primavera do Leste tem desfile, exposição artística, bailinho e música ao vivo

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333