menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Prefeitura de Primavera do Leste lança a 1ª Jornada de Segurança do Paciente

O evento ampliou debates e difundiu os conhecimentos dos temas relacionados diretamente com a Gestão da Qualidade e das Metas Internacionais do Cuidado Seguro do paciente.

Coordenadoria de Comunicação - 24/05/2023

Prefeitura de Primavera do Leste lança a 1ª Jornada de Segurança do Paciente

A I Jornada de Segurança do Paciente: Perspectivas e Desafios na Prática do Cuidado Interdisciplinar, do município de Primavera do Leste foi realizada no auditório do IFMT, nos dias 18 e 19 deste mês, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e as instituições de curso superior Fasipe e Anhanguera.

De acordo com o Coordenador do Programa Municipal de Educação Permanente, Marcos Moreira, o município já implantou o Núcleo de Segurança do Paciente e foi o embrião para deste evento que teve por objetivo incluir o tema de Segurança do Paciente, da qualidade da assistência e discutir sobre as metas internacionais do cuidado seguro.

O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, falou da importância do projeto para a segurança do atendimento e, especialmente para estabelecer um vínculo de confiança entre paciente, familiares, equipe médica, hospitais, enfim “toda a estrutura necessária para diminuir os riscos ao paciente e os profissionais trabalharem com segurança, buscando resultados satisfatórios, respeitando os protocolos estabelecidos e a família não ter nenhuma dúvida quanto as técnicas aplicadas, todos ganham com essas medidas protetivas”.

Eraldo colocou a estrutura da saúde pública à disposição desse projeto que resgata protocolos de segurança para o paciente. Primavera foi o primeiro município a aderir a essa iniciativa brilhante, “temos uma equipe altamente especializada, comprometida com os avanços e aperfeiçoamento dos serviços colocados à disposição da população e, tudo que for para melhorar o sistema podem contar com a Secretaria de Saúde”.

De acordo com a Dra. Maria do Carmo Souza, a Coordenação Estadual do Núcleo de Segurança do Paciente de Cuiabá/MT, apoia os gestores municipais na implantação dos Núcleos Municipais. “Os Núcleos têm a função de organizar os serviços de saúde em toda a rede de assistência, favorecendo a prestação de serviços de qualidade no tempo certo, lugar certo, com o custo correto de forma humanizada e com equidade”.

Dra. Kátia Moreira da Silva, Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família XVII, reforçou que os erros podem causar danos aos pacientes e gerar custos altos para o Estado, na medida em que prolongam o tratamento em razão do erro ocorrido.

“Trabalhar a Segurança do Paciente nos serviços de saúde significa melhorar a qualidade dos serviços ofertados a população e consequentemente a experiência dos pacientes neste momento em que estão fragilizados”. O objetivo, na sua concepção, é disseminar sistematicamente a Cultura Segurança do Paciente aos profissionais de saúde, promovendo o acesso da população a serviços de qualidade.

Dra. Shirley Barbosa Ortiz Lima, Enfermeira da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e terapêutico do Hospital Universitário Júlio Muller, de Cuiabá, diz que participar da I Jornada de Segurança do Paciente e poder contribuir com a experiência profissional foi gratificante – “falar do tema Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, principalmente para os alunos, é um privilégio, pois na minha graduação não tive essa oportunidade, aprendi e venho aprendendo com a vida profissional”. A fala veio para contribuir e sensibilizar quanto ao tema “Cuidado seguro”. Faça o certo mesmo quando ninguém estiver olhando.

Veja também:

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Imposto Territorial Rural de 2024 será atualizado com base no INPC, em Primavera do Leste

Fim de semana em Primavera do Leste tem desfile, exposição artística, bailinho e música ao vivo

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333