Compartilhe:
O evento ampliou debates e difundiu os conhecimentos dos temas relacionados diretamente com a Gestão da Qualidade e das Metas Internacionais do Cuidado Seguro do paciente.
Coordenadoria de Comunicação - 24/05/2023
A I Jornada de Segurança do Paciente: Perspectivas e Desafios na Prática do Cuidado Interdisciplinar, do município de Primavera do Leste foi realizada no auditório do IFMT, nos dias 18 e 19 deste mês, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e as instituições de curso superior Fasipe e Anhanguera.
De acordo com o Coordenador do Programa Municipal de Educação Permanente, Marcos Moreira, o município já implantou o Núcleo de Segurança do Paciente e foi o embrião para deste evento que teve por objetivo incluir o tema de Segurança do Paciente, da qualidade da assistência e discutir sobre as metas internacionais do cuidado seguro.
O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, falou da importância do projeto para a segurança do atendimento e, especialmente para estabelecer um vínculo de confiança entre paciente, familiares, equipe médica, hospitais, enfim “toda a estrutura necessária para diminuir os riscos ao paciente e os profissionais trabalharem com segurança, buscando resultados satisfatórios, respeitando os protocolos estabelecidos e a família não ter nenhuma dúvida quanto as técnicas aplicadas, todos ganham com essas medidas protetivas”.
Eraldo colocou a estrutura da saúde pública à disposição desse projeto que resgata protocolos de segurança para o paciente. Primavera foi o primeiro município a aderir a essa iniciativa brilhante, “temos uma equipe altamente especializada, comprometida com os avanços e aperfeiçoamento dos serviços colocados à disposição da população e, tudo que for para melhorar o sistema podem contar com a Secretaria de Saúde”.
De acordo com a Dra. Maria do Carmo Souza, a Coordenação Estadual do Núcleo de Segurança do Paciente de Cuiabá/MT, apoia os gestores municipais na implantação dos Núcleos Municipais. “Os Núcleos têm a função de organizar os serviços de saúde em toda a rede de assistência, favorecendo a prestação de serviços de qualidade no tempo certo, lugar certo, com o custo correto de forma humanizada e com equidade”.
Dra. Kátia Moreira da Silva, Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família XVII, reforçou que os erros podem causar danos aos pacientes e gerar custos altos para o Estado, na medida em que prolongam o tratamento em razão do erro ocorrido.
“Trabalhar a Segurança do Paciente nos serviços de saúde significa melhorar a qualidade dos serviços ofertados a população e consequentemente a experiência dos pacientes neste momento em que estão fragilizados”. O objetivo, na sua concepção, é disseminar sistematicamente a Cultura Segurança do Paciente aos profissionais de saúde, promovendo o acesso da população a serviços de qualidade.
Dra. Shirley Barbosa Ortiz Lima, Enfermeira da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e terapêutico do Hospital Universitário Júlio Muller, de Cuiabá, diz que participar da I Jornada de Segurança do Paciente e poder contribuir com a experiência profissional foi gratificante – “falar do tema Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, principalmente para os alunos, é um privilégio, pois na minha graduação não tive essa oportunidade, aprendi e venho aprendendo com a vida profissional”. A fala veio para contribuir e sensibilizar quanto ao tema “Cuidado seguro”. Faça o certo mesmo quando ninguém estiver olhando.
Veja também:
Prefeitura intensifica força-tarefa para remoção de veículos abandonados nas vias públicas
Primavera do Leste terá programação cultural animada neste final de semana
Programa MoviMente promove saúde e bem-estar com atividades de práticas corporais
Prefeitura fortalece parceria com Desenvolve MT para ampliar acesso ao crédito para empreendedores locais
Nasce uma nova melodia. Prefeitura lança Orquestra Municipal em noite memorável no Teatro Municipal
IPTU 2025: contribuintes já podem emitir as guias de pagamento
Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (12) com foco nos tipos O+ e O-
Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste
Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste
Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (07) em Primavera do Leste
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO