Primavera do Leste investe em saúde e controle animal com o lançamento do Programa Castra Pet

Município destina R$ 1,7 milhão anualmente para promover o bem-estar dos animais domésticos, combater o abandono e incentivar a responsabilidade social dos tutores.

Coordenadoria de Comunicação - 20/04/2023

Diego Eifler
Primavera do Leste deu início nesta quinta-feira (20) ao Programa Castra Pet, um projeto inovador com o objetivo de promover a saúde e controle animal, minimizando os impactos causados pela reprodução descontrolada de animais domésticos no município. Com um investimento anual de cerca de R$ 1,7 milhão, o programa também visa incentivar a responsabilidade social dos tutores e estimular as boas práticas sanitárias e ambientais.

O prefeito Leonardo Bortolin destaca a importância do projeto: “O Castra Pet é um projeto que contribuirá significativamente para a promoção da saúde pública e animal em nossa cidade. Estamos muito animados com os resultados positivos que esse projeto trará para Primavera do Leste.”

O vice-prefeito, Ademir Goes, complementa, explicando que o programa é um instrumento para disseminar a cultura da responsabilidade social dos tutores de animais domésticos: "Acreditamos que ao oferecer castração gratuita para cães e gatos, possamos conscientizar os tutores sobre a importância das boas práticas sanitárias e ambientais, criando assim um ambiente mais saudável e seguro para todos".

O Castra Pet oferecerá castração gratuita para cerca de 220 cães e gatos por mês, com cada animal atendido custando à Prefeitura de Primavera do Leste uma média de R$ 647,05. Vale destacar que o programa conta com um veículo adquirido através de uma emenda do ex-deputado estadual Ullyses Moraes, no valor de R$ 200 mil. No entanto, o veículo não estava adequado para cirurgias quando chegou, o que levou a prefeitura a criar um programa de gestão para atender à demanda da cidade de forma sustentável.

Como irá funcionar

Para participar do programa, os tutores de animais devem realizar o cadastro junto à SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (que fica na SASD - bairro Castelândia, no prédio do antigo Fórum), apresentando RG, CPF, comprovante de endereço e de renda, além da carteira de vacinação do animal. O responsável pelo animal deve comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos ou ser cadastrado em qualquer programa social do Governo (Federal, Estadual ou Municipal) e comprovar residência no município de Primavera do Leste.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Filho, reforça o compromisso com o bem-estar dos animais: "Estamos trabalhando para garantir que os animais sejam tratados com dignidade e que possamos, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a importância de cuidar bem dos seus pets e do meio ambiente".

Se considerado apto, o pet será encaminhado para o procedimento; caso contrário, o animal será devolvido ao tutor com orientações para realizar os tratamentos necessários para a recuperação do pet, possibilitando a realização da castração futuramente.

Ao lançar o Programa Castra Pet, a Prefeitura de Primavera do Leste evidencia seu compromisso com a saúde e bem-estar dos animais domésticos, promovendo ações que beneficiam tanto os pets quanto a população local.

Fotos: