Primavera do Leste intensifica segurança escolar com plano de ação abrangente

Medidas de segurança são adotadas após casos recentes de ataques a escolas no país, visando proteger estudantes e profissionais da educação na cidade

Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Primavera do Leste - 11/04/2023

A Prefeitura de Primavera do Leste anunciou um plano de ação abrangente, elaborado em parceria com um comitê multidisciplinar, visando aprimorar a segurança nas escolas do município e proteger estudantes e profissionais da educação. Essa iniciativa, em resposta aos recentes casos preocupantes de ataques a escolas no país, reafirma o compromisso da gestão municipal e das autoridades em promover um ambiente escolar seguro e acolhedor.

Dentre as medidas adotadas, destacam-se a instalação de arame de concertina nos muros das escolas, a implantação de câmeras de segurança em todas as unidades escolares e a implementação de protocolos de restrição de acesso. Além disso, foi definido o uso de um botão de pânico conectado diretamente às forças de segurança e ao monitoramento do município. O patrulhamento da ronda escolar também será intensificado, reforçando a segurança no entorno das unidades educacionais.

O prefeito Leonardo Bortolin destacou a importância da iniciativa: "Estamos trabalhando de forma integrada com as forças de segurança e instituições educacionais para desenvolver soluções que garantam a tranquilidade e o bem-estar em nossas escolas. Este plano de ação é apenas o primeiro passo nessa direção".

A Secretária Municipal de Educação, Adriana Tomasoni, acrescentou que o papel das escolas é crucial no processo: "Nossas unidades escolares estão atentas ao comportamento dos estudantes, trabalhando com escuta ativa e mediação para solucionar conflitos identificados. Sempre que necessário, acionamos a rede de proteção do estado e do município, atuando em conjunto para garantir a segurança no ambiente escolar".

O vice-prefeito Ademir de Goes enfatizou o compromisso da prefeitura em criar um ambiente escolar seguro e acolhedor: "A criação do comitê e a definição do primeiro plano de ação demonstram nosso empenho em proteger estudantes e profissionais da educação, tornando as escolas de Primavera do Leste cada vez mais seguras e acolhedoras".

A prefeitura planeja ainda contratar um curso de treinamento para instruir alunos e profissionais da educação sobre como agir em emergências. Reunindo-se semanalmente, o comitê debaterá, na próxima segunda-feira (17), a possibilidade de contratar um profissional fixo para supervisionar entradas e pátios das escolas, visando aumentar a segurança.

O comitê é composto por representantes da Polícia Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, escolas municipais, estaduais, particulares e outras entidades. Essa união de forças tem como objetivo identificar e implementar medidas eficazes para reforçar a segurança nas escolas do município.

Com a criação do Comitê Integrado de Segurança nas Escolas e a definição do primeiro plano de ação, a Prefeitura de Primavera do Leste reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar de estudantes e profissionais da educação. Esta iniciativa promete proporcionar um ambiente escolar cada vez mais seguro, acolhedor e tranquilo, garantindo a satisfação e a confiança de pais, alunos e toda a comunidade escolar.

Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Primavera do Leste-MT