Nesta edição passaram pelo evento cerca de 16 mil pessoas durante os cinco dias.
Com seus abadás coloridos e animados blocos de rua, o Prima Folia se tornou um dos eventos mais esperados pelos moradores de Primavera do Leste e visitantes de outras cidades. Mas o que muita gente não sabe é que o carnaval também tem um impacto significativo na economia da cidade, movimentando diversos setores durante os cinco dias de festa.
Um dos primeiros setores a sentir os efeitos do Prima Folia é o de confecção. Com a venda dos abadás, que são as camisetas personalizadas usadas pelos foliões, as fábricas de roupas e estamparias da região se aquecem, gerando mais empregos e renda para os trabalhadores locais. Os sete blocos oficiais do município, juntos, confeccionaram 640 abadás, movimentando a economia do segmento.
Mas não é só a indústria têxtil que se beneficia com o Prima Folia. Além da rede hoteleira, que recebe mais hospedes durante os dias de festas, o comércio de fantasias e acessórios para carnaval tem um bom faturamento principalmente nos dias que antecedem a festa, quando muitos foliões ainda estão em busca de um look especial para cair na folia.
A foliã Alice Anayumi do Bloco Deboxados explica que neste ano, além de movimentarem o comércio local na compra de adereços e afins, os participantes também mergulharam numa ação social: a arrecadação de livros. “Nos empanhamos para fazer uma festa bonita, alegre e também na coleta de livros, que serão destinados para uma nova biblioteca na cidade”, pontua.
O secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Wanderson Lana, detalha que a ação já é DNA da festa carnavalesca promovida pela Prefeitura de Primavera do Leste. “Foram arrecadados mais de 3 mil livros e esses exemplares serão todos direcionados à nova biblioteca que será construída no município.
Durante o Prima Folia, a cidade também fica mais movimentada, com um aumento significativo no fluxo de pessoas nas ruas e avenidas. Mesmo com a chuva, a organização contabilizou a participação de pelo menos 16 mil pessoas durante os cinco dias de folia. Isso acaba gerando um efeito cascata em outros setores, como o de alimentação e bebidas.
“O carnaval em Primavera do Leste é pensado para agradar a todas as pessoas, foliões, jovens, adultos e até os comerciantes. Tem aqueles que vão se divertir e aqueles que precisam trabalhar, proporcionamos um novo espaço para atender toda essa demanda”, explica o prefeito Léo Bortolin.
Ao longo dos anos, o Prima Folia se consolidou como um dos principais eventos do calendário cultural de Primavera do Leste, atraindo milhares de pessoas e movimentando a economia local e a tendência é melhorar. “Esse ano já foi bom, conseguimos voltar a curtir essa festa que eu tanto adoro após dois anos e assumo o compromisso com os primaverense, 2024 será ainda melhor,” destaca o vice-prefeito, Ademir.