menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Carnaval de Primavera do Leste movimenta a economia e aquece setores durante cinco dias de festa

Nesta edição passaram pelo evento cerca de 16 mil pessoas durante os cinco dias.

Coordenadoria de Comunicação - 24/02/2023

Carnaval de Primavera do Leste movimenta a economia e aquece setores durante cinco dias de festa
Com seus abadás coloridos e animados blocos de rua, o Prima Folia se tornou um dos eventos mais esperados pelos moradores de Primavera do Leste e visitantes de outras cidades. Mas o que muita gente não sabe é que o carnaval também tem um impacto significativo na economia da cidade, movimentando diversos setores durante os cinco dias de festa. 
 
Um dos primeiros setores a sentir os efeitos do Prima Folia é o de confecção. Com a venda dos abadás, que são as camisetas personalizadas usadas pelos foliões, as fábricas de roupas e estamparias da região se aquecem, gerando mais empregos e renda para os trabalhadores locais. Os sete blocos oficiais do município, juntos, confeccionaram 640 abadás, movimentando a economia do segmento. 
 
Mas não é só a indústria têxtil que se beneficia com o Prima Folia. Além da rede hoteleira, que recebe mais hospedes durante os dias de festas, o comércio de fantasias e acessórios para carnaval tem um bom faturamento principalmente nos dias que antecedem a festa, quando muitos foliões ainda estão em busca de um look especial para cair na folia.
 
A foliã Alice Anayumi do Bloco Deboxados explica que neste ano, além de movimentarem o comércio local na compra de adereços e afins, os participantes também mergulharam numa ação social: a arrecadação de livros. “Nos empanhamos para fazer uma festa bonita, alegre e também na coleta de livros, que serão destinados para uma nova biblioteca na cidade”, pontua. 

 
O secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Wanderson Lana, detalha que a ação já é DNA da festa carnavalesca promovida pela Prefeitura de Primavera do Leste. “Foram arrecadados mais de 3 mil livros e esses exemplares serão todos direcionados à nova biblioteca que será construída no município.
 
Durante o Prima Folia, a cidade também fica mais movimentada, com um aumento significativo no fluxo de pessoas nas ruas e avenidas. Mesmo com a chuva, a organização contabilizou a participação de pelo menos 16 mil pessoas durante os cinco dias de folia. Isso acaba gerando um efeito cascata em outros setores, como o de alimentação e bebidas. 
 
“O carnaval em Primavera do Leste é pensado para agradar a todas as pessoas, foliões, jovens, adultos e até os comerciantes. Tem aqueles que vão se divertir e aqueles que precisam trabalhar, proporcionamos um novo espaço para atender toda essa demanda”, explica o prefeito Léo Bortolin.
 
Ao longo dos anos, o Prima Folia se consolidou como um dos principais eventos do calendário cultural de Primavera do Leste, atraindo milhares de pessoas e movimentando a economia local e a tendência é melhorar. “Esse ano já foi bom, conseguimos voltar a curtir essa festa que eu tanto adoro após dois anos e assumo o compromisso com os primaverense, 2024 será ainda melhor,” destaca o vice-prefeito, Ademir.

Veja também:

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Imposto Territorial Rural de 2024 será atualizado com base no INPC, em Primavera do Leste

Fim de semana em Primavera do Leste tem desfile, exposição artística, bailinho e música ao vivo

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333