Procon Municipal efetua mais de 3600 atendimentos em 2022, um aumento de 70% em relação a 2021

A taxa de resolução em Primavera do Leste é de 80%.

Coordenadoria de Comunicação - 03/02/2023

Durante o ano de 2022, o Procon de Primavera do Leste realizou 3624 atendimentos, o que dá uma média de 14 por dia útil, representa um aumento de 70%, ao comparar com 2021.

O responsável pela unidade de Primavera, Henrique Amaral, explica a equipe atua em todas as atribuições do Procon, sendo mais forte o atendimento presencial, quando há necessidade de fiscalização, deve ser provocado.

O Atendimento se inicia com a triagem, onde o caso do consumidor é ouvido e direcionado para o registro da reclamação. O atendente sempre tenta uma resolução de forma preliminar via telefônica antes de registrar a demanda.

“O Procon é muito bem visto pela população por acolher as demandas normais do órgão, assim como aquelas que não fazem parte da instituição, onde a população é orientada a forma de resolver o problema,” garante.

Ele ainda explica que em Primavera não há uma equipe formada de fiscais em estabelecimento. O trabalho é feito sob denúncia e o corpo de atendimento e coordenadoria agendam a vistoria para a fiscalização. Em 2022 foram quatro fiscalizações, em posto combustível, supermercado e loja.

Os assuntos mais procurados é telefonia, águas, energia e consignados (aposentados). As empresas com mais reclamações são Oi, Vivo, Claro, Águas de Primavera, Energisa, Bancos PAM e BMG.

O Procon fica localizado Rua Benjamim Cerutti, 252 – Castelândia (antigo Fórum), com horário de funcionamento, das 7h às 13h.