menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Bem avaliada pela população, Farmácia Municipal de Primavera do Leste supera 55 mil atendimentos em 2022

Para atender a população de forma mais ágil, Primavera do Leste investe na descentralização da Farmácia Básica com unidades em pontos estratégicos da cidade, além de manter o serviço na UPA.

Coordenadoria de Comunicação - 19/01/2023

Diego Eifler
Bem avaliada pela população, Farmácia Municipal de Primavera do Leste supera 55 mil atendimentos em 2022

Criada para contribuir com a recuperação e preservação da saúde da população, a Farmácia Municipal de Primavera do Leste atingiu a marca de 55.287 atendimentos em 2022 e garantiu a entrega de 312.862 itens. De acordo com o Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, a oferta de medicamentos de graça, sem burocracia e de forma descentralizada, são essenciais para o acesso dos moradores ao serviço.

São cinco unidades em diferentes regiões da cidade: São José, Poncho Verde, Primavera III, centro e os pacientes da UPA - Unidade de Pronto Atendimento.

A maior parte da distribuição é na UPA. Foram 21.642 pacientes atendidos, seguido pela Farmácia Central (16.985), Poncho Verde (8.357), Primavera III (6.192) e o São José (2.111).

A farmacêutica e coordenadora da assistência da área, Lucineide Rocha Maximino, destaca que o trabalho realizado embora com alguns desafios em relação a falta nacional de alguns medicamentos, devido a escassez pontuais por parte dos fornecedores, é bem positivo.

“Recebemos melhorias desde profissionais especializados, que permite um atendimento humanizado e seguro, até de estrutura ampliação de atendimento na Unidade descentralizada do ESF1 (São José)”.
Primavera conta com 14 farmacêuticos concursados e seletivos, nas farmácias básicas, UPA, NASF, almoxarifado, Vigilância Sanitária e CTA.

A jovem Suelem Santos, 24, frequenta a Farmácia Municipal há pouco mais de um ano para pegar o medicamento do pai e relata que sempre conseguiu fazer a retirada. “O atendimento é ótimo e essa ajuda para gente é ótimo porque não teríamos condições de comprar o remédio”.

O prefeito Leonardo Bortolin, destaca que 2023, um dos objetivos da administração é o fortalecimento da Assistência no município. “Além de investir em estruturas, vamos investir em pessoas, que são nosso maior bem. Vamos fazer uma forte campanha de fortalecimento na assistência em Primavera.”

Medicamentos mais usados

A farmacêutica explica que Primavera contempla cerca de 15 classes farmacológicas, dentre elas analgésicos, anti-inflamatório, anti alérgicos, cardiovascular, renal, respiratório e métodos contraceptivos, somando aproximadamente 150 medicamentos diferentes.

Dentre os com maior dispensação destaca-se os anti hipertensivos, hipoglicemiantes e antipiréticos: losartana, Hidroclorotiazida e atenolol; metfomina glimepirida para os hipoglimeiantes e para dor e febre dipirona e ibuprofeno.

Paroxetina, amitriptilina, fluoxetina e clonazepam são os com maior saída na saúde mental.

A entrega ou dispensação é realizada aos pacientes em qualquer unidade de farmácia básica que disponibilizam medicamentos básicos, desde dor, febre aos de tratamentos de hipertensão e diabetes de uso continuo, dentre outras. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Ações e serviços prestados em 2022

A gestão municipal teve cuidado e zelo com as farmácias no ano passado e ofereceu melhorias.

A Farmácia Municipal Central recebeu pintura nova, assim como a farmácia descentralizada São José, no ESF1.

Foi investido no fortalecimento da equipe da farmácia de Alto custo, com a disponibilidade de profissional especializado para a dispensação ao usuário.

Também houve uma potencialização no atendimento da farmácia descentralizada do São José com atendimento integral a partir de dezembro de 2022, antes era só no período da manhã.

“Temos um carinho especial com a saúde, a Farmácia Municipal, os profissionais da saúde que desempenham um excelente trabalho, por isso, estamos sempre investindo em melhores estruturas e na equipe”, salienta o vice-prefeito, Ademir Goes.

Confira os locais de cada unidade:

Farmácia Central - Av. Campo Grande, 812

São José, no ESF 1 - Av. Ângelo Ravanello, 51

Poncho Verde, no ESF 5 - Rua Sanga, (Atrás da UPA).

Primavera III - Rua Guapeva com Avenida Califórnia (anexo a Biblioteca Municipal).

UPA - Unidade de Pronto Atendimento - Av. Coxilha, 275

Fotos:

Veja também:

Secretaria de Assistência Social realiza “Semana da Mulher” nos CRAS de Primavera do Leste

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333