menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

CTA- SAE de Primavera do Leste realiza mais de 7 mil testes rápidos em 2022 para detectar IST´s

“Um paciente em tratamento não transmite o vírus no toque, nem no abraço, nem no trabalho, em uma festa ou encontro familiar. É preciso acabar com este preconceito”.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 13/01/2023

CTA- SAE de Primavera do Leste realiza mais de 7 mil testes rápidos em 2022 para detectar IST´s

Com a ampliação do trabalho e a competência em realizar os atendimentos, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Primavera do Leste é considerado uma referência pelas cidades vizinhas, pois existem pacientes SUS de outros municípios, que convivem com vírus HIV e realizam o tratamento aqui. 

Atualmente o CTA atende livre demanda, ou seja, os pacientes não precisam agendar horário. No ano de 2022 foram registrados 7mil testes rápidos para detectar IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e atualmente tem-se 400 pacientes que realizam o tratamento do vírus HIV e são acompanhados pelo CTA. 

A Coordenadora do CTA em Primavera do Leste, Maviane Damitz, diz que quando se detecta o vírus HIV no paciente, este, passa a ser denominado como uma pessoa que convive com o vírus, sendo inaceitável dizer que a pessoa possui AIDS. 

“Um paciente em tratamento não transmite o vírus no toque, nem no abraço, nem no trabalho, em uma festa ou encontro familiar. É preciso acabar com este preconceito”.

Maviane explica que o estigma dentro da sociedade ainda é muito forte, mas o motivo se dá pela falta de entendimento, por isso é preciso buscar informações. “Qualquer pessoa que tem um familiar ou amigo próximo que convive com o vírus e não sabe como agir, procure o CTA, pois estamos aqui para informar e acolher a todos que desejam desmistificar qualquer tipo de preconceito. ”

ESTRUTURA DO SAE CTA

O CTA em Primavera do Leste conta com atendimentos de profissionais como psicólogo, nutricionista, equipe de enfermagem, assistente social, farmacêutico, administrativo, médico clínico geral especialista em geriatria, infectologista, infecto pediatra, ginecologista e odontologia.

Os atendimentos são realizados com crianças, jovens, adultos, idosos e mulheres gestantes. O teste rápido realizado na unidade detecta HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Realiza-se também o exame da tuberculose, além de outros conforme demanda.

O prefeito Leonardo Bortolin, explica que o CTA, passou a ser referência em nossa cidade e disponibilizar o atendimento o infectologista para toda a população. “Qualquer paciente do SUS, que precise consultar com o infectologista, seja, encaminhado pelo posto de saúde ou UPA, será direcionado para o CTA. Com a inauguração do novo espaço, estamos disponibilizando condições físicas para receber os pacientes que convivem com o vírus ou não”.

A disponibilidade de ter um infectologista para a população primaverense é considerada como um avanço para o Secretário de Saúde, Eraldo Fortes. “Estamos bem assistidos de profissionais. Inauguramos recentemente a nova sede do CTA e o local ficou adequado com salas equipadas dando mais condições aos pacientes. Também ampliamos o número de profissionais. Quero agradecer a gestão pelo investimento, e também a toda equipe do CTA que tem realizado um excelente trabalho”.

Mais uma novidade ao CTA é que a partir de agora, contará com testes para detectar o COVID e a Sala de Vacinas, no entanto, são apenas para os pacientes. Destaque para a ampliação dos atendimentos de psicologia, serviço social e preventivo. Os profissionais que atuam na unidade, receberão mais materiais permanentes, mesas, computadores, cadeira ginecológica, e um celular para a realização de atendimentos via WhatsApp.

ATENDIMENTOS E AÇÕES

O CTA realiza trabalhos de conscientização durante todo o ano. Além de disponibilizar uma equipe para realizar palestras e testes rápidos a empresas, também realiza parceria com as igrejas, instituições, associações e escolas.

“Qualquer empresa que deseja levar os profissionais do CTA, é só agendar. São oferecidas palestras de conscientização e testes rápidos dentro da cidade ou fazendas. Esse trabalho é essencial para manter as pessoas informadas sobre o vírus”, salienta Vice-Prefeito, Ademir de Goes.

Uma das campanhas com maior destaque no município é o “Dezembro Vermelho” em parceria com a Pastoral da AIDS, desenvolve ações nos postos de saúde com panfletagem, palestras e testes rápidos.

A unidade SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada do Centro de Testagem e Aconselhamento), está cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) desde 11/09/2011, inicialmente foi cadastrada como CTA. Em outubro de 2019 passou a ser denominada como SAE CTA de Primavera do Leste, já que novos serviços passaram a ser ofertados.

A nova sede do CTA fica na Rua Maceió, 55, Primavera II. Telefone de contato é o (66) 3498-8213.

Veja também:

Secretaria de Assistência Social realiza “Semana da Mulher” nos CRAS de Primavera do Leste

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333