menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

CTA- SAE de Primavera do Leste realiza mais de 7 mil testes rápidos em 2022 para detectar IST´s

“Um paciente em tratamento não transmite o vírus no toque, nem no abraço, nem no trabalho, em uma festa ou encontro familiar. É preciso acabar com este preconceito”.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 13/01/2023

CTA- SAE de Primavera do Leste realiza mais de 7 mil testes rápidos em 2022 para detectar IST´s

Com a ampliação do trabalho e a competência em realizar os atendimentos, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Primavera do Leste é considerado uma referência pelas cidades vizinhas, pois existem pacientes SUS de outros municípios, que convivem com vírus HIV e realizam o tratamento aqui. 

Atualmente o CTA atende livre demanda, ou seja, os pacientes não precisam agendar horário. No ano de 2022 foram registrados 7mil testes rápidos para detectar IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e atualmente tem-se 400 pacientes que realizam o tratamento do vírus HIV e são acompanhados pelo CTA. 

A Coordenadora do CTA em Primavera do Leste, Maviane Damitz, diz que quando se detecta o vírus HIV no paciente, este, passa a ser denominado como uma pessoa que convive com o vírus, sendo inaceitável dizer que a pessoa possui AIDS. 

“Um paciente em tratamento não transmite o vírus no toque, nem no abraço, nem no trabalho, em uma festa ou encontro familiar. É preciso acabar com este preconceito”.

Maviane explica que o estigma dentro da sociedade ainda é muito forte, mas o motivo se dá pela falta de entendimento, por isso é preciso buscar informações. “Qualquer pessoa que tem um familiar ou amigo próximo que convive com o vírus e não sabe como agir, procure o CTA, pois estamos aqui para informar e acolher a todos que desejam desmistificar qualquer tipo de preconceito. ”

ESTRUTURA DO SAE CTA

O CTA em Primavera do Leste conta com atendimentos de profissionais como psicólogo, nutricionista, equipe de enfermagem, assistente social, farmacêutico, administrativo, médico clínico geral especialista em geriatria, infectologista, infecto pediatra, ginecologista e odontologia.

Os atendimentos são realizados com crianças, jovens, adultos, idosos e mulheres gestantes. O teste rápido realizado na unidade detecta HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Realiza-se também o exame da tuberculose, além de outros conforme demanda.

O prefeito Leonardo Bortolin, explica que o CTA, passou a ser referência em nossa cidade e disponibilizar o atendimento o infectologista para toda a população. “Qualquer paciente do SUS, que precise consultar com o infectologista, seja, encaminhado pelo posto de saúde ou UPA, será direcionado para o CTA. Com a inauguração do novo espaço, estamos disponibilizando condições físicas para receber os pacientes que convivem com o vírus ou não”.

A disponibilidade de ter um infectologista para a população primaverense é considerada como um avanço para o Secretário de Saúde, Eraldo Fortes. “Estamos bem assistidos de profissionais. Inauguramos recentemente a nova sede do CTA e o local ficou adequado com salas equipadas dando mais condições aos pacientes. Também ampliamos o número de profissionais. Quero agradecer a gestão pelo investimento, e também a toda equipe do CTA que tem realizado um excelente trabalho”.

Mais uma novidade ao CTA é que a partir de agora, contará com testes para detectar o COVID e a Sala de Vacinas, no entanto, são apenas para os pacientes. Destaque para a ampliação dos atendimentos de psicologia, serviço social e preventivo. Os profissionais que atuam na unidade, receberão mais materiais permanentes, mesas, computadores, cadeira ginecológica, e um celular para a realização de atendimentos via WhatsApp.

ATENDIMENTOS E AÇÕES

O CTA realiza trabalhos de conscientização durante todo o ano. Além de disponibilizar uma equipe para realizar palestras e testes rápidos a empresas, também realiza parceria com as igrejas, instituições, associações e escolas.

“Qualquer empresa que deseja levar os profissionais do CTA, é só agendar. São oferecidas palestras de conscientização e testes rápidos dentro da cidade ou fazendas. Esse trabalho é essencial para manter as pessoas informadas sobre o vírus”, salienta Vice-Prefeito, Ademir de Goes.

Uma das campanhas com maior destaque no município é o “Dezembro Vermelho” em parceria com a Pastoral da AIDS, desenvolve ações nos postos de saúde com panfletagem, palestras e testes rápidos.

A unidade SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada do Centro de Testagem e Aconselhamento), está cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) desde 11/09/2011, inicialmente foi cadastrada como CTA. Em outubro de 2019 passou a ser denominada como SAE CTA de Primavera do Leste, já que novos serviços passaram a ser ofertados.

A nova sede do CTA fica na Rua Maceió, 55, Primavera II. Telefone de contato é o (66) 3498-8213.

Veja também:

Estudantes competem em diferentes modalidades esportivas nos Jogos Escolares Primaverenses

Judocas de Primavera do Leste conquistam terceira colocação na 1ª etapa estadual do campeonato de Judô em Juína-MT

Primavera do Leste tem fim de semana agitado com Circuito Rock, Bailinho e MPB no Lago

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333