Vandalismo danifica escolas, praças e viadutos em Primavera do Leste

Escola municipal foi o último alvo de criminosos; Pichar patrimônio público pode causar detenção de 3 anos.

Coordenadoria de Comunicação - 21/11/2022

Vandalismo danifica escolas, praças e viadutos em Primavera do Leste

Após uma rápida volta pela cidade, é fácil se deparar com equipamentos públicos danificados por criminosos. Tem pichação na Praça Matriz, no novo viaduto, no Castelândia, ginásio de esportes, em obras da públicas, escolas e até na estátua de São Cristóvão.

“Não é apenas estética, essas ações causam transtornos para a população e gera prejuízos ao Poder Público, já que deverá ser investido tempo e recurso para remediar a situação”, lamenta o prefeito Leonardo Bortolin.

De acordo com o delegado Allan Vitor Sousa da Mata, da Delegacia de Delitos Gerais e Especializada de Roubos e Furtos do município, a orientação é registrar boletim de ocorrência, já que os infratores, caso pichem patrimônio público, responderão por Dano Qualificado, sujeitos a uma pena de três anos de detenção e, nos casos de locais que não sejam patrimônio público e a depender das circunstâncias, responderão por crime ambiental, podendo ser presos por até um ano.

“Quem gosta da nossa cidade, não vandaliza, ajuda a cuidar. Faço um apelo para a população que quem veja algum ato de vandalismo procure a polícia e nos ajude zelar por aquilo que é nosso”, diz o vice-prefeito, Ademir Goes.

Escola Municipal 13 de maio foi o mais novo alvo de pichadores

A Escola Municipal 13 de maio, reformada recentemente, foi alvo de vândalos na última semana. De acordo com a diretoria da instituição, as pichações com teor sexual, símbolos e frases. Não havia sinais de arrombamento.

Entre as melhorias que o local tinha recebido foi a renovação da pintura, que deverá ser refeita. A Secretaria de Educação informou que lamenta que a escola tenha sido alvo de vandalismo. Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia segue com a investigação.