Alunos da rede municipal de Primavera do Leste aprendem a operar drone

Atividade é de graça e destinada para jovens de 10 a 17 anos.

Coordenadoria de Comunicação - 21/10/2022

Diego Eifler
Alunos da rede municipal de Primavera do Leste aprendem a operar drone

Aulas de como pilotar drones fazem parte da programação de cursos oferecidos pela ‘Estação Futuro’, para alunos municipais de Primavera do Leste de 10 a 17 anos, durante o turno e contra turno escolar.

O espaço funciona dentro de um contêiner na Praça da Juventude, no bairro São José.

A ideia da ‘Estação Futuro’ é contribuir com as práticas de ensino-aprendizagem da escola e ajudar jovens de comunidades vulneráveis a aprenderem tecnologias do futuro, tais como programação, operacionalização de drones e impressoras 3D, edição de vídeo, técnica para DJ, mixagem de som e noções básicas de designer gráfico.

São 15 alunos que fazem as aulas no contra turno escolar e mais 49 que fazem durante o turno.

Henrique Lopes Viana, 13, foi um dos primeiros alunos. Ele revela que no começo teve dificuldade, mas agora, se diverte com os amigos e faz até flip, uma manobra que o drone gira em torno de si mesmo. “As aulas são muito interessantes, está sendo uma experiência muito boa”.

Para Victor Hugo Oliveira Cavalier, 14, seu interesse pelo curso é se profissionalizar no ramo tecnológico e ganhar dinheiro futuramente. “Gosto muito do campo da tecnologia, acredito que existem muitas oportunidades”.

Clara Crauss Soletti, 14, é a mais nova da turma, fez apenas duas aulas, foi convidada pelos outros meninos e está aprovando. “Eu estou achando bem legal aprender a pilotar”.

Lucas Gabriel Rezende, 15, é o único do grupo que participa de todos os cursos e sua motivação para aprender a pilotar o drone em fazer curso de informática na IFMT. “Gosto muito de tecnologia, acredito que aqui é uma porta de entrada para realizar meu sonho.”

Ao final do curso, em dezembro, os alunos irão receber certificado e fazer um projeto com empresas e de games.

“A ‘Estação Futuro’ é uma importante ferramenta tecnologia para a educação, mostrando seu poder transformador social, para a comunidade local e de toda a cidade”, destaca o prefeito Leonardo Bortolin.

Já o vice-prefeito Ademir ressalta a importância dessa atividade no mercado de trabalho. “Pilotar um drone, assim como os cursos tecnológicos são oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Quem pilota um drone pode filmar um casamento, fazendas, segurança e muito mais”.