Evento retorna ao calendário municipal após dois anos sem atividades.
Há pouco mais de 40 dias para a copa do mundo, os jovens de Primavera do Leste já estão no clima de competitividade por conta dos Jogos Escolares de Primavera do Leste do JESP´s.
A abertura, que aconteceu na última quarta (5), animou bastante a garotada, já que não acontecia o evento desde 2019, devido a pandemia do COVID-19.
A festa foi linda, com direito a desfile das 13 delegações, juramento, hino nacional e de Primavera do Leste cantados a plenos pulmões e até acendimento da pira olímpica.
“Uma grande alegria fazer a abertura de mais um JESP’s, um grande evento do desporto escolar, desejo uma ótima competição para todos”, ressalta o prefeito Leonardo Bortolin”.
O vice-prefeito Ademir Goes destaca a energia que emanava no Pianão. “Esporte é isso, esporte é vida, vamos comemorar e desejo a todos os participantes boa sorte e que vença o melhor”.
As modalidades disputadas nesta edição são futsal, voleibol, handebol, basquete, vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo e xadrez. A expectativa é da participação de 900 atletas.
Os jogos vão de 4 a 14 de outubro nas quadras do Ginásio de Esportes Pianão, 13 de Maio, Novo Horizonte, CREJU e Mauro W. Weis com entrada de graça.
O JESP’s é realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Educação.
Quase 30 anos de tradição
O JESP’s é o maior evento esportivo de Primavera do Leste e chega a sua 29ª edição promovendo competitividade e revelando muitos talentos. Entre tantos destaques, Giorge Lucas, 17, foi escolhido para fazer o juramento.
Ele tem uma relação intima com os jogos. Praticava futsal, mas após ser incentivado pelo JESP’s e professores decidiu participar do atletismo, esporte o qual não conhecia.
“O JESP´s é uma porta para gente subir para um nível profissional. Conheci aqui o atletismo onde acabei me apaixonando. Acredito que isso também pode acontecer com muitos outros ao se depararem com modalidades diferentes”.
Há poucas semanas, venceu as provas de 100m e 200m rasos na etapa estadual em Cuiabá, garantindo vaga para o brasileiro. Seus feitos e carisma incentivam outros jovens a integrar o projeto Craques do Amanhã, na equipe de atletismo.
Secretário de Esporte, Luiz Freitas, se mostra muito feliz com a volta do evento e com os resultados.
“O esporte primaverense começa ali na escola, se hoje nós temos os campeões a nível de Brasil, internacional foi por causa do investimento no desporto escolar que é uma ferramenta de transformação social.”
Outro destaque é o atleta de futsal, Matheus Anzil, 15. Ele também joga futvôlei, onde já venceu dois torneios intermunicipais e no final do mês vai para Cuiabá, participar de um importante evento de futevôlei que reúne e premia grandes atletas nas principais cidades do país.
O jovem que pretende seguir carreira, reconhece a importância dos jogos. “O JESPs é um evento municipal de interação entre os atletas, que estimula a competição, dá visibilidade para crescer e ir para um time profissional. Amo o esporte, e é isso que quero para minha vida”.