Primavera do Leste tem 36 academias adaptadas ao ar livre

Descentralização dos aparelhos facilita o acesso para toda a população.

Coordenadoria de Comunicação - 01/09/2022

Primavera do Leste tem 36 academias adaptadas ao ar livre
Falta de dinheiro ou tempo são desculpas que não colam mais em Primavera do Leste para quem deseja praticar atividade física. Todas as regiões da cidade são contempladas com Academias da Primeira e Terceira Idade, ao todo, são 36.

Esses pontos auxiliam na promoção de saúde e bem estar dos primaverenses, que buscam exercícios para fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria de músculos do corpo humano.

Os equipamentos não têm peso e usam somente a força do corpo para fazer musculação e alongamento. Acompanhado dos aparelhos, as academias possuem placas de orientações aos usuários explicando sobre a forma de posicionar e executar as atividades corretamente.

“Estes dispositivos públicos são essenciais para a população sem condição de pagar mensalidade em uma academia particular, recebemos diversos relatos de moradores que perderam peso, obtiveram melhoria significativa do sono, em relação a dores no corpo e na qualidade de vida”, relata o prefeito Leonardo Bortolin.

O vice-prefeito, Ademir Goes, ressalta que além do fomento a prática esportiva e saúde, essas academias proporcionam socialização das mais distintas etnias, idades, sexo e classes sociais. “É dessa forma que trabalhamos, procurando a melhor forma de atender todos os nossos cidadãos”, diz.

Diferencial primaverense

De acordo com o Secretário de Esportes, Luiz Freitas, a grande vantagem de Primavera do Leste é a descentralização desses equipamentos.

“O cidadão não precisa deslocar-se ao centro da cidade para ter qualidade de vida, todas as grandes regiões são assistidas por essas academias”.

Algumas academias possuem características diferenciadas, por exemplo, na Praça Adão Donin, a Praça do Rock, os aparelhos são pintados de preto para entrar no clima musical e na Praça  Anderson Boese, onde existem equipamentos adpatados para cadeirantes.