Prefeitura oferta vagas para cursos de artesanato gratuitos

As inscrições abertas são para o curso de técnicas de decoupage que iniciará em outubro, já o curso de bordado livre, pintura em tecido e chinelo bordado está em andamento.

Coordenadoria de Comunicação - 30/08/2022

Prefeitura oferta vagas para cursos de artesanato gratuitos

O Centro Municipal de Oficina e Artesanato está com as inscrições abertas para cursos novos e em andamento. Para quem deseja se matricular, basta levar um documento com foto na casa do artesão, que fica no CMOA, e a inscrição é gratuita.

A dona Marli é cabelereira, mas não perdeu tempo e se matriculou em dois cursos, de feltro e chinelo, e depois de 90 dias, conclui com satisfação. “Eu tô muito feliz, porque nunca é tarde para aprender, e hoje fiz mais dois cursos que posso também trabalhar vendendo o meu artesanato”.

O Vice-Prefeito, Ademir Goes, ressalta a importância de manter os programas sociais que valoriza o cidadão. “Eu vejo este projeto do CMOA com os cursos gratuitos, uma forma de ajudar as pessoas e prestigiar nossos cidadãos”.

As inscrições abertas são para o curso de técnicas de decoupage que iniciará em outubro. Mas quem deseja iniciar as aulas, está em andamento o curso de bordado livre, pintura em tecido e chinelo bordado.

O prefeito Leonardo Bortolin, tem acompanhado ao longo destes anos, o encerramento de cada curso, e afirma que tem visto o quanto a gestão tem acertado em atender de forma humanizada este público. “Parece pouco tempo, mas três meses de curso tem feito o diferencial na vida de tantas pessoas, pois a nossa gestão sempre priorizou o desenvolvimento humano e além da renda, poder saber que os cursos tem ajudado na saúde emocional dos alunos, nos deixa mais feliz”.

O CMOA está localizado ao lado da praça de eventos e fica aberto das 7h da manhã, até às 13h da tarde, de segunda a sexta. A idade mínima é de 17 anos e os cursos tem duração máxima de três meses.

Saúde Emocional

Além de ser uma forma de incrementar a renda, os alunos relatam que o curso faz bem para a saúde emocional, e que a integração com os colegas e professores, ajuda a fortalecer as emoções. Para a dona Maria, que é aposentada e luta contra um câncer desde 2017, os cursos ofertados pelo CMOA, tem sido sua terapia.

“Eu faço tratamento há anos, e quando passo mau, preciso usar um balão de oxigénio, porque tenho câncer no pulmão. E diante destes anos de luta, o que me alegrou muito e me deu esperança, foi poder conviver com outras pessoas que também tem fé na vida e busca um novo aprendizado. Eu gosto muito de vim no CMOA e fazer os cursos. Estou me formando em dois cursos e pretendo continuar fazendo outros, porque quero aprender mais”.

A Secretária de Assistência Social, Leninha Riva, explica que o CMOA está ligado a Secretaria de Assistência Social, que tem o papel de dar condições de orientação, assistência e renda aos cidadãos. “A maioria de nosso público nos cursos do CMOA são mulheres que buscam uma alternativa de renda e ao mesmo tempo, conhecimento. É uma satisfação enorme saber que além da perspetiva económica e social, os nossos cursos tem elevado a auto estima de nossos alunos”.