Primavera Geek reúne centenas na Praça do Rock

Primeira edição foi sucesso de público e pode se tornar tradição na cidade.

Coordenadoria de Comunicação - 25/08/2022

Diego Eifler
Primavera Geek reúne centenas na Praça do Rock

Imagina um lugar onde se reuniram Capitão América, Homem-Aranha, Harry Potter, Slash, Mulher-Gato entre vários personagens de desenhos japoneses e games.

Foi isso que aconteceu na 1ª edição do Primavera Geek, no último sábado (20), na Praça Adão Donin, a Praça do Rock.

O evento teve desfile de cosplay, que são fantasias com acessórios e artigos que representam determinado personagem, seja de games, animes, mangás, filmes ou séries e o torneio de Street Fighter, no Super Nintendo, junto com o Circuito do Rock.

A idealizadora do evento, Talia Beck, conta que a ideia surgiu há muito tempo. “Desde criança tenho costume de me fantasiar e decidi procurar a secretária de cultura, já que a cidade abraça muitos eventos culturais, mas ainda não tinha nada focado para o público geek”, explica.

O Secretário de Cultura, Wanderson Lana, também revela que a prefeitura já estava pensando em fazer algo para este público e graças ao contato da Talia as coisas aconteceram.

“É muito legal esse tipo de ambiente, temos aqui várias pessoas que gostam de anime, coisas relacionadas a super-herois, filmes clássicos, tem muito geek na nossa cidade. E o circuito do rock foi a premissa para que tudo acontecesse, o geek também gosta de rock”.

Heroi por uma noite

Cerca de 20 pessoas participaram do concurso de cosplay e realizaram o sonho de ser o personagem favorito, pelo menos por uma noite. Teve ainda dezenas que apenas se fantasiaram, mas não desfilaram.

Hayane Arruda fez seu primeiro Cosplay, da personagem Rem, do anime Re: Zero. “É minha primeira vez, sempre esperei ter um evento assim, porque sempre gostei de fazer cosplay”.

Combinando com o evento, a dupla Camila e Eliseu, se fantasiaram dos personagens de Street Fighter Chun Li e Ryu, respectivamente.

“Eu acho muito incrível que isso esteja acontecendo na nossa cidade, eu amo muito isso”, comenta Camila.

“Eu gosto muito deste tipo de coisa, não é algo que tenha na cidade, eu apoio evento de cosplay”, afirma Eliseu.

Sucesso pode garantir novas edições

A disputa de Street Fighter foi um encontro de gerações, unidos pela nostalgia dos poderes, golpes e músicas clássicas. Foram cerca de 20 participantes.

Foi no estilo de eliminação simples, ou seja, quem ganhava avançava. Os derrotados, eliminados. Foi montado um espaço com um Super Nintendo de cartucho.

Gabriel Telles foi um dos participantes e conta que os games sempre estiveram presentes na sua vida, e disputar o torneio de um dos seus jogos favoritos, foi uma experiência incrível.

Lana diz que foi apenas um esquenta para preparar como uma programação anual do município.

Neste primeiro momento, o evento foi feito junto com o Circuito do Rock, no entanto, para as próximas edições, a intenção é fazer uma edição única.