menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Campanha "Agosto Lilás” é dedicada a conscientização pelo fim da violência contra mulher

Em Primavera do Leste a Rede de Enfrentamento intensifica as ações e atividades durante todo o mês de Agosto

Coordenadoria de Comunicação - 15/08/2022

Campanha

A Campanha 'Agosto Lilás' já iniciou em Primavera do Leste. Durante todo esse mês, estão sendo realizadas várias ações de conscientização para o combate da violência contra a mulher. A campanha é uma ação da Rede de Enfrentamento e tem como parceria a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social, a Sala da Mulher, a 22º Sub Seção da OAB em Primavera, o Poder Judiciário, Polícia Civil e Militar e Conselho da Mulher.  

Em dezembro de 2020, Primavera do Leste foi contemplada com a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, na qual, além de atender o município, compete também a Delegacia atuar em toda regional. A Delegada Anamaria Machado Costa, que está a frente da Delegacia desde a sua instalação, explica que a unidade tem como intuito, inibir e combater os crimes relacionados à violência doméstica e sexual, mas que o atendimento não é apenas policial, mas de acolher e entender a situação de cada vítima que procura a Polícia Civil, de cada mulher que tem sua vida dilacerada pela violência.

“A Delegacia tem em sua equipe, um psicólogo, três escrivãs, três investigadores, e todos estes profissionais fazem constantemente capacitação, para que tenhamos sempre um trabalho estrutural com muita qualidade, pois somos, além de desenvolver nosso papel policial, uma rede de amparo, e precisamos fazer todo o acompanhamento com conforto e proporcionar segurança a vítima. E tudo isso claro, contando com o apoio da Rede de Enfrentamento, sendo o Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Sala da Mulher, CRAS, pois é a partir desta rede que trabalhamos com união, para que assim, essa mulher que sofreu algum tipo de violência possa ser acolhida. O momento da Campanha Agosto Lilás, é importante para nossa sociedade porque intensificamos o trabalho de conscientização”. Afirma.

A Delegada Anamaria ressalta também que a Campanha traz um importante ponto que é a conscientização voltada ao público masculino. “Primavera do Leste é uma cidade promissora, e quero também dizer que os homens precisam ser lembrados e a nossa Rede de Enfrentamento tem pensado também em mobilizar o público masculino. O trabalho da polícia não é apenas aplicar a lei, no entanto, é ajudar e motivar o ser humano, psicologicamente, amparando a pessoa vítima e proporcionando segurança. Quem puder, venha participar da nossa Campanha e vamos mobilizar e desenvolver ações em conjunta, para transformar e termos uma sociedade mais consciente e respeitosa”.

A Secretária de Assistência Social, Leninha Riva explica que, várias unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem organizado ações em parceria com a Rede de Enfrentamento, trazendo para a Campanha representantes de vários segmentos da sociedade, sendo profissionais habilitados e competentes.

“Estamos com palestras voltadas para mulheres e homens, e atividades com a realização de serviços para o público feminino, com o foco a atender as vítimas que sofreram algum tipo de violência, como exemplo, os tratamentos de beleza, para melhorar a auto estima, e as massagens relaxantes, além é claro dos atendimentos já ofertados pelos CRAS. Estamos bem empolgados e felizes em poder desenvolver ações que estão ajudando tantas mulheres que já sofreram ou estão sofrendo por ter sido vítima de violência, e assim acredito que essas ações é uma possibilidade de mudança de vida a cada vítima”.  

A Câmara Municipal, por meio da Sala da Mulher, tem sido um importante elo de representação e trabalho na Rede de Enfrentamento. A Dra. Aline Crema que é coordenadora da Sala da Mulher, menciona que a Campanha Agosto Lilás é uma das ações que a Sala da Mulher participa, e que tem estado lado a lado, pois é um braço importante do trabalho legislativo.

“Estamos parceiros de todas as entidades, órgãos, instituições de Primavera do Leste, nas diversas ações que tem como intuito, conscientizar, informar, e acolher todos os temas importantes que norteiam nossa sociedade e o Agosto Lilás é uma campanha de combate a violência doméstica contra mulher, e nós temos levado este tema para dentro e fora da instituição, intensificando durante todo esse mês. A campanha faz alusão a lei 11.340/2006 que considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher.

O balanço, divulgado no dia 07 de agosto de 2022, pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), mostra que por meio do Ligue 180, canal para denúncias de violência contra a mulher, recebeu 72.839 notificações apenas no primeiro semestre deste ano. A violência física foi o crime mais registrado no período, com 34 mil casos, seguida da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, correspondendo a 5.978 casos.

Como posso denunciar um caso de violência doméstica

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas. As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço [email protected].

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. O autor da denúncia pode ser ainda o Ministério Público. Após mudanças recentes na Lei, a investigação não pode mais ser interrompida, ainda que a vítima desista da ação.

Casos de ameaça também podem ser denunciados?

Dados do Ligue 180 mostram que, além da física, a violência psicológica é uma das mais frequentes. Mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime (art. 147, Código Penal). Também nesses casos, as mulheres podem procurar o atendimento telefônico para realizar as denúncias ou buscar informações acerca dos seus direitos e da legislação aplicável.

Calendário de Ações da Campanha Agosto Lilás

04/08  (Quinta-feira) - 13h30 - Conviver; 

10/08 (Quarta-feira) - 08h - CRAS Jonas; 

11/08 (Quinta-feira) - 08h - CRAS Ivone; 

12/08 (Sexta-feira) - 08h - CRAS Mabília; 

17/08 (Quarta-feira) - 13h - Mirante/Papo de Mulher;

25 e 26 - (Quinta e Sexta-feira) - Palestra papo de homem para homem PJC Cuiabá/  Mantiqueira e Cadeia Pública;

30 (Terça-feira) - 19h - Mulheres com causa;

31 (Quarta-feira) - 16h - Pit Stop. 

Veja também:

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333