Mais de 92% dos internados por Covid em Primavera do Leste tem o esquema vacinal incompleto

Município teve 27 internações desde 1 de abril, apenas dois pacientes estavam com a vacinação completa.

Coordenadoria de Comunicação - 06/07/2022

Diego Eifler
Moradores de Primavera do Leste com imunização incompleta contra a Covid-19 são a maior parte dos hospitalizados com a doença, de acordo com dados apresentados pela Secretaria da Saúde, eles representam 92% dos internados.

Com números atualizados desde 1 de abril, foram feitas 27 internações em Primavera do Leste, destes seis foram em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aconteceu um óbito.

As internações aumentaram de lá pra cá, sendo uma em abril, duas em maio e 24 em junho. Contudo, dessas pessoas, 14,8% não tomaram dose alguma, 37% apenas até a segunda dose, 40,7% até o reforço e apenas 7,4% estavam com o esquema completo.

A coordenadora de vigilância epidemiológica Mônia Maia faz um alerta.

"Mais uma vez estamos em um momento de alta transmissão da COVID-19. Alertamos toda a população para que tenha seu esquema vacinal completo (com os devidos reforços preconizados para cada idade), para evitarmos o cenário de agravamento dos casos e óbitos, que infelizmente vivemos no passado, antes da disponibilidade das vacinas”.

A orientação é verificar o cronograma semanal da vacinação COVID e procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose necessária.

“Mesmo com a vacinação em dia, recomenda-se manter as medidas de proteção individual, tais como o uso de máscaras em espaços fechados, higienização das mãos e evitar aglomerações, especialmente por parte de pessoas mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades ou baixa imunidade," conclui a profisional.