Copa de futsal encerra atividades do 1º semestre do projeto.
A juíza apita o início da partida e Yasmin Pedon já corre para ficar o máximo possível perto da sua grande amiga bola. Estava começando mais uma partida da 1ª Copa CREJU de Futsal, no último sábado (1).
A menina de 7 anos ficou a semana toda empolgada com o evento de encerramento das atividades no semestre do projeto, assim como as mais de 80 crianças de 7 a 17 anos, divididas em 3 categorias, masculino e feminino.
De acordo com o professor Elias, dias como esse são fundamentais para os jovens.
“É muito importante para motivar a integração. Incentiva demais essa garotada que treina o ano todo, eles também gostam de competir. Eles vão voltar muito mais animados no próximo semestre,” diz.
Os times vencedores e os vices, receberam medalhas, além de alguns prêmios individuais.
Campeã dentro e fora das quadras
Depois de fazer o gol do título, Yasmin foi eleita como a melhor atleta da da categoria pré-mirim. Ela jogou em mais de uma categoria e não teve nada que apagasse seu brilho. Inclusive teve o gol mais comemorado do dia, finalizando quase caindo, mostrando todo seu amor pelo esporte.
A menina participa do projeto faz apenas 4 meses, já que ainda não tinha a idade mínima. Uma das suas inspirações foi o irmão Kauã Pedon, 11, que também foi campeão e ainda foi artilheiro. Ambos sonham em seguir carreira como atleta.
“Gosto muito de jogar, é bem legal. Gosto muito de driblar e fazer gol”, conta.
A pequena estrela do CREJU é também uma grande campeã na vida e já inspira os demais.
“Ela é boa em tudo, faz inúmeras atividades no projetos, como capoeira e judô. Yasmin é uma menina de ouro, super humilde, faz até doação de chuteira para as meninas, é um verdadeiro orgulho do CREJU”, explica o coordenador do projeto José Maia.
“Aqui estão sendo plantados sonhos”
João Emanuel Oliveira Maia, 13, foi outro destaque do torneio. Sendo campeão e artilheiro.
O sonho dele é seguir os passos do seu ídolo, Neymar, e se tornar jogador de futebol, para jogar no Flamengo, seu time do coração. Se depender da sua confiança, tudo é apenas questão de tempo.
O caminho está sendo trilhado no CREJU, onde participa há pelo menos dois anos. Além do futsal, faz aulas de skate, taekwondo e futebol de campo.
“CREJU é um projeto perfeito, tira as crianças que ficam na rua e fazemos amigo. Recebo muitas dicas do professor para sempre melhorar, na vida e no esporte. Vem pra cá, tem muita atividade e oportunidade para ser jogador. Não desista no que acredita, aqui estão sendo plantados sonhos”.
A Secretária de Assistência Social, Leninha Riva, reforça a importância do projeto. “O CREJU dá oportunidade para jovens ocuparem seu tempo de forma produtiva com esporte, música e oficinas. Agradeço muito a todos que acreditam no nosso projeto.”
Socialização entre jovens
O CREJU (Centro de Referência da Juventude) é um projeto de Primavera do Leste com cerca de 300 jovens, de 7 a 17 anos, com atividades esportivas, culturais e sociais para crianças e adolescentes no contra turno escolar.
“O objetivo principal do CREJU é a socialização entre os jovens, assim como o fortalecimento do vínculo familiar e social, tirando-os do ócio com oficinas de trabalho e atividades diversas”, explica Maia.
São oferecidas as modalidades de judô, taekwondo, capoeira, kickbox, futebol, futsal, basquete, teatro, skate, balé, flauta e violão.