Secretaria de Fazenda

De lixão a cartão postal: Praça Manoel de Souza da Silva é inaugurada

A cerimônia foi emocionante e teve a presença dos moradores do Bela Vista e parentes do homenageado.

Coordenadoria de Comunicação - 24/05/2022

Diego Eifler
De lixão a cartão postal: Praça Manoel de Souza da Silva é inaugurada
“Foi uma luta muito grande, hoje é uma maravilhosa praça. Vocês não sabem a emoção, é a mesma de ganhar da Mega Sena, meu pai era um guerreiro, batalhador, sempre dedicado a Primavera”, relatou emocionada Jeany Silva, filha de Manoel de Souza, que deu nome a praça que foi inaugurada no último sábado (21), no bairro Bela Vista.

A nova praça foi feita com recurso próprio e executado pela SINFRA, após a empresa que ganhou a licitação não dar conta de tocar a obra, deixando esse processo parado por quase um ano e meio, até que o Henrique Gatto, Secretário de Infraestrutura, chamou a responsabilidade de concluir o projeto, que tem arborização, jardinagem, playground e academia ao ar livre.

“Os pergolados foram feitos com madeira apreendida e feitos por um profissional de secretária de obras, assim como cada detalhe do que foi construído nessa praça. Ela foi escolhida para receber um novo monumento, se tornando um novo cartão postal de Primavera do Leste, por isso temos um carinho muito grande com essa praça”, justifica o prefeito, Leonardo Bortolin.

Escolha da praça

Jeany lembra que quando foi morar no bairro, ali tinha um lixão e eu como mora na esquina, ao lado da praça, via as crianças escorregando na terra, barra e pensava que poderia ser uma boa praça.

Seu esposo disse que seria muita burocracia, mas junto com seu pai, Manoel, nunca desistiram do sonho, que finalmente foi realizado. “Meu pai está no céu aplaudindo, nunca foi triste, nem de reclamar de nada. Ele tirava da camisa dele para te dar, então tenho certeza que lá no céu hoje é festa, assim como estamos felizes aqui na Terra”, completa.

A indicação e nome da praça foi do vereador Elton Baraldi ‘Nhonho’. “Aqui era um buraco de jogar entulho e depois da minha indicação e do apoio de todos os vereadores, mas o principalmente de um prefeito e vice atuante, atendi a solicitação dos moradores. Manoel foi um homem que deu a vida inteira e sua luta na secretária de obras de Primavera”, diz o vereador.

Homenageado era funcionário público

Manoel de Souza da Silva, nasceu na Paraíba no dia 6 de março. Casou-se e tem cinco filhos, três homens e duas mulheres, José Vanderlei, João Souza, Jeany Souza e Maria Aparecida. Ele trabalhou como guarda de escola e era conhecido por sua preocupação com a natureza e a limpeza da cidade.

Ele torcia muito para que o município crescesse, progredisse e se tornasse referência, não somente na agricultura, mas principalmente no esporte e educação. Faleceu em 16 de maio de 2005, em Primavera do Leste.

“É gratificante chegar aqui e ver que essa praça faz homenagem a um grande primaverense, tendo presente sua família. Temos uma equipe da SINFRA extremamente dedicada, por isso eu digo, temos a melhor Primavera, quanto mais eu conheço a cidade, bairros, nossa estrutura, maior é minha garra para trabalhar”, relata o vice Ademir Goes.

“Primavera é feita por muitas mão, assim como foi pelas mãos do seu Manuel, concursado pelo Burro Preto. Nós funcionários públicos estamos muito orgulhosos dessa praça que homenageia todos nós que acordamos todo dia às 5h da manhã para cuidar da cidade”, diz emocionado Gatto.