Prefeitura se reúne com população e usuários do CAPS para debater luta Antimanicomial

Primavera do Leste receberá novo centro de atendimento no final desse mês.

Coordenadoria de Comunicação - 20/05/2022

A população de Primavera do Leste celebrou 18 de Maio (quarta-feira) o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com a estruturação de mais um serviço de suma importância na saúde pública pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-I, que reforçará a estrutura da rede de atendimento psicossocial no município.

A Secretária Substituta de Saúde, Laura Leandra relata um pouco de sua luta. “Hoje reunimos os usuários do CAPS, funcionário e a população para discutir sobre a nossa luta diária e agradecer ao trabalho de todos. Lembrando que todo tratamento é feito no CAPS junto com a família, temos um modelo que a família participa e entende do tratamento.”

A usuária desde de 2016 do CAPS, Joana Mariano de Sousa, relata a importância do seu tratamento e convívio. “O CAPS tem me ajudado muito, faço terapia e artesanato, além de atendimento com psicólogo e psiquiatra, todo o grupo é muito importante porque todos nos acolhem com muito carinho”.

Novo CAPS será entregue ainda esse mês

Previsto como mais um dos eventos de 36 anos, Primavera do Leste receberá um novo Centro de Atenção Psicossocial, no mês de maio, com estrutura adequada para as atividades de terapia. São mais de 300 pacientes, entre eles 144 com transtornos mentais, 55 pessoas que possuem problemas com o uso de drogas e álcool e 121 que estão em processo de acolhimento.

O CAPS tem a função de realizar atendimentos multiprofissionais e transdisciplinares, em pacientes que apresentam intenso sofrimento psíquico, decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

“Começamos uma luta contra a internação nos manicômios pela questão do estigma, eles eram vistos como pessoas muito incapazes, isolados, encarcerados e existe uma história de maus tratos. Com isso, começou a nossa luta para socializar as pessoas com doença mental e ter o direito de fazer o tratamento em liberdade,” pontuou a Suely Marcussi, coordenadora do CAPS e assistente social.