Compartilhe:
Primavera do Leste receberá novo centro de atendimento no final desse mês.
Coordenadoria de Comunicação - 20/05/2022
A população de Primavera do Leste celebrou 18 de Maio (quarta-feira) o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com a estruturação de mais um serviço de suma importância na saúde pública pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-I, que reforçará a estrutura da rede de atendimento psicossocial no município.
A Secretária Substituta de Saúde, Laura Leandra relata um pouco de sua luta. “Hoje reunimos os usuários do CAPS, funcionário e a população para discutir sobre a nossa luta diária e agradecer ao trabalho de todos. Lembrando que todo tratamento é feito no CAPS junto com a família, temos um modelo que a família participa e entende do tratamento.”
A usuária desde de 2016 do CAPS, Joana Mariano de Sousa, relata a importância do seu tratamento e convívio. “O CAPS tem me ajudado muito, faço terapia e artesanato, além de atendimento com psicólogo e psiquiatra, todo o grupo é muito importante porque todos nos acolhem com muito carinho”.
Novo CAPS será entregue ainda esse mês
Previsto como mais um dos eventos de 36 anos, Primavera do Leste receberá um novo Centro de Atenção Psicossocial, no mês de maio, com estrutura adequada para as atividades de terapia. São mais de 300 pacientes, entre eles 144 com transtornos mentais, 55 pessoas que possuem problemas com o uso de drogas e álcool e 121 que estão em processo de acolhimento.
O CAPS tem a função de realizar atendimentos multiprofissionais e transdisciplinares, em pacientes que apresentam intenso sofrimento psíquico, decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
“Começamos uma luta contra a internação nos manicômios pela questão do estigma, eles eram vistos como pessoas muito incapazes, isolados, encarcerados e existe uma história de maus tratos. Com isso, começou a nossa luta para socializar as pessoas com doença mental e ter o direito de fazer o tratamento em liberdade,” pontuou a Suely Marcussi, coordenadora do CAPS e assistente social.
Veja também:
Prefeitura intensifica força-tarefa para remoção de veículos abandonados nas vias públicas
Primavera do Leste terá programação cultural animada neste final de semana
Programa MoviMente promove saúde e bem-estar com atividades de práticas corporais
Prefeitura fortalece parceria com Desenvolve MT para ampliar acesso ao crédito para empreendedores locais
Nasce uma nova melodia. Prefeitura lança Orquestra Municipal em noite memorável no Teatro Municipal
IPTU 2025: contribuintes já podem emitir as guias de pagamento
Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (12) com foco nos tipos O+ e O-
Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste
Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste
Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (07) em Primavera do Leste
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO