menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Quando procurar atendimento na UPA?

O atendimento na rede pública funciona de acordo com o grau de complexidade de cada caso.

18/05/2022

Diego Eifler
Quando procurar atendimento na UPA?
Diego Eifler

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, tira uma dúvida muito comum entre a população. Em qual lugar procurar em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal-estar. 

 

Os pacientes passam por uma triagem que é feita pelo enfermeiro que irá definir qual o grau de complexidade de cada paciente, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da saúde. Uma dúvida muito comum entre a população é saber em qual local procurar atendimento em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal-estar.

 

Nos casos de pessoas com tosse, febril, coriza, dores leves, gestantes, porém que estejam, com sintomas leves, a orientação é para que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima de sua residência e/ou Estratégia Saúde da Família ao qual o Paciente pertença, que esta Unidade vai estar preparado para prestar o atendimento adequado, sendo que o paciente terá condições de ser acompanhado pelo mesmo médico e fazer o tratamento que for necessário ao seu caso. Já dores no peito, febre alta, síndromes gripais, fraturas, acidentes de carro e motos, estes atendimentos deverão sim ser feito pela UPA, por ser mais complexo e exigir maior atenção e urgência para o bem estar do paciente.

 

 

A Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Rosmeri Schuster, esclarece e orienta os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que, "Ao procurar o atendimento na UPA, é preciso ter noção de que existem pessoas com maior gravidade que outras e, que o enfermeiro vai classificar cada paciente, sendo que por este motivo, quem não estiver tão grave poderá se dirigir ao ESF e evitar ficar esperando desnecessariamente por horas pelo atendimento. Assim,você saberá quando deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e quando procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”.

 

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é a unidade de atenção básica, a porta de entrada do SUS, onde são realizados atendimentos de enfermagem, vacinas, consultas e o acompanhamento pelo médico, além de entrega de medicamentos e demais atendimentos básicos. 

 

Para solicitar outros serviços de saúde,  o ESF te encaminha os pacientes para especialistas para realização de exames, atendem sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar geral, conjuntivite, entre outros, sendo o atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

 

A UPA é a unidade de Urgência e Emergência 24 horas, para serviços de média a alta complexidade, para atender casos com mais gravidade e, o atendimento não é por ordem de chegada e sim por ordem de gravidade, por isso,  se a sua consulta for simples o atendimento irá demorar. 

 

Os casos mais complexos e de acordo com a classificação de risco, é que o paciente será atendido preferencialmente. O ideal é que as pessoas façam o acompanhamento médico por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família que estão alocadas próximas a residência dos Pacientes, inclusive as Gestantes que fazem o Pré Natal no ESF, tem condições de ser melhor acompanhadas e orientadas pelo médico de Saúde da Família. 

Veja também:

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333