Autódromo Municipal irá fomentar o esporte, economia e turismo em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação - 30/04/2022

Os amantes da velocidade de terra já podem afivelar os cintos, meter marcha e pisar fundo para receber o Autódromo Municipal de Primavera do Leste. A construção foi confirmada e deve iniciar este ano.

Segundo a Federação de Automobilismo de Mato Grosso (FAEMTA), esse será o 11º Autódromo de velocidade de terra do estado. A obra será construída com investimento do executivo, através da Secretária de Infraestrutura, a 11km do perímetro urbano da cidade, ao lado do Albergue Municipal, na Estrada conhecida como Trampolim.

Estão destinados mais de 10 hectares para o projeto que contará com pista de Kart Cross, Autocross, Veloterra entre outras modalidades de automobilismo, além da construção de cerca, box para a competição, lanchonete, banheiro e arquibancadas.

Primavera na Pole-Position por grandes eventos

As modalidades de velocidade na terra são uma grande paixão dos primaverenses, que adoram se divertir aos fins de semana em seus veículos especializados, mas não só isso, muitos estão se profissionalizando e se destacando no cenário nacional ganhando prêmios.

Em Primavera do Leste, no ano de 2021, 31 pilotos se filiaram na FAEMTA, nas modalidades de Kart Cross, Auto Cross e Truck, e 21 em 2022.

O autódromo já está no calendário da federação e deixou para trás outros concorrentes para sediar a final do Campeonato Mato-Grossense de Kart Cross de 2022.

A expectativa da federação é também levar provas nacionais também para 2023. Existe a possibilidade do município sediar de dois a três eventos de grande porte anualmente.

Para o prefeito municipal da cidade, Leonardo Bortolin, Primavera do Leste é a capital da diversidade esportiva. O município acredita no esporte como ferramenta de transformação social e a possibilidade de ter um espaço voltado para automotores, como um autódromo, comunga com o sentimento da administração, seja no fomento a prática, possibilitando um espaço de treinamento seguro, como no estimulo ao turismo e ao empreendedorismo esportivo.

“O autódromo resgata a tradição do município e homenageia os praticantes das modalidades de esportes a motor que tão bem representam a cidade em competições no estado e no país."

Pit-stop econômico e turístico

Assim como os pilotos, o público também precisa de um bom lugar para fazer um pit-stop, dessa forma, investir em um autódromo não é apenas uma forma de fomentar o esporte na cidade, mas também uma forma de girar a economia  e o turismo local.

Segundo um levantamento feito pela FAEMTA, um evento de Kart Cross leva aproximadamente 50 equipes e 200 pessoas, entre mecânicos e pilotos, com expectativa de  publico de 4mil por dia, com uma média gasta de R$300 a R$400 per capita.

A cidade de Tapurah, por exemplo, durante o período das corridas, consegue gerar cerca de R$ 60 mil de hotelaria e alimentação, esgotando todos os hoteis.

Ainda segundo a Federação, uma outra pesquisa especula que que Tangará da Serra, em 2019, teve o giro foi de R$100 mil em um final de semana.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Franklin Rohr, esses números sustentam a expectativa e necessidade de se investir em corridas em Primavera do Leste, já que este tipo de evento não privilegia apenas o ramo hoteleiro, também são beneficiados bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, supermercados e serviços, enfim, todo o setor do comércio, assim como também o de serviço, pois incentiva a criação de novas vagas de trabalho e atividades empreendedoras.