Dia D da campanha de vacinação contra influenza e sarampo é realizado em Primavera neste sábado

Imunização será das 07h30 às 16h30 em todas as unidades de saúde.

Coordenadoria de Comunicação - 27/04/2022

Diego Eifler

O Dia D da vacinação contra o vírus Influenza, da gripe e do sarampo, ocorre no próximo sábado (30) em Primavera do Leste. A imunização será das 07h30 às 16h30, em oito pontos da cidade.

O público alvo desta etapa são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (45 dias pós-parto), trabalhadores de saúde, idosos (60 anos ou mais), professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência, motoristas, forças de segurança também podem comparecer.

Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima, portando documento oficial com foto e carteira de vacinação. As doses serão aplicadas em todas as unidades de saúde básica. A vacina do Covid-19 e Influenza podem ser administradas juntas em pessoas acima de 18 anos.

INFLUENZA

A vacinação contra a gripe é muito importante para reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza, facilitar o diagnóstico diferencial entre covid-19 e demais doenças respiratórias e evitar internações e sobrecarga do sistema de saúde.

A aplicação também será adiada caso a imunização contra a COVID-19 tenha ocorrido há menos de 15 dias ou se a segunda dose estiver agendada nos próximos 15 dias.

SARAMPO

Os casos de sarampo explodiram quase 80% em todo o mundo nos primeiros dois meses do ano de 2022, anunciaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef nesta quarta-feira (27).

Após a doença ter sido considerada erradicada no Brasil, o país viveu um novo surto em 2019. No estado de São Paulo, 18 pessoas morreram e cerca de 18 mil foram contaminadas.

Em 2022, um caso da doença foi confirmado no estado de São Paulo e 25 casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados. Se confirmadas, as contaminações são autóctones, ou seja, quando a pessoa contrai o vírus no próprio território e não em viagem.