Revacinação para crianças que participaram de pesquisa sobre Hepatite A começa nesta segunda (25)

Aplicação das doses será feita até quarta (27) nas Unidades de Saúde dos bairros Poncho Verde, Primavera 3, Residencial Guterres e São José.

Coordenadoria de Comunicação - 25/04/2022

Começa hoje (25) em Primavera do Leste, a revacinação (dose de reforço) de 39 crianças que participaram de uma pesquisa sobre Hepatite A e não possuem mais anticorpos .

Os imunizantes serão fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste/Serviço de Imunização até quarta (27).

A vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde dos bairros Poncho Verde, Primavera 3, Residencial Guterres e São José. Ainda será entregue os laudos/resultados dos exames para os pais/responsáveis das crianças avaliadas.

A necessidade dessa vacinação é resultado de uma pesquisa realizada pelo pesquisador Wagner Izidoro de Brito, da Faculdade de Medicina UFMT- Cuiabá, doutorando em Ciências da Saúde.

O profissional esteve em Primavera do Leste, na segunda quinzena de janeiro de 2022, para realizar coleta de sangue de crianças vacinadas há mais de 5 anos contra a Hepatite A, com o objetivo de saber se elas ainda possuíam proteção/anticorpos contra esta doença.

Foram coletadas 109 amostras de sangue. Os exames para a detecção do anticorpo anti-HAV foram realizados no Hospital Universitário Júlio Muller/UFMT em 29 de março de 2022, e revelaram que 39 crianças não possuíam mais anticorpos específicos contra a Hepatite A, ou seja, 35,77% das crianças avaliadas.

O pesquisador entrará em contato com os pais/responsáveis das crianças via telefone e/ou por meio das Agentes de Saúde das referidas Unidades para informar local, data e horário para esta revacinação.

“Testar crianças vacinadas contra a Hepatite A não é uma prática em saúde pública, e que os exames foram realizados apenas na intenção de entender melhor os efeitos da vacina em nossa população e subsidiar o Ministério da Saúde sobre a necessidade de incluir ou não uma segunda dose desta vacina no calendário vacinal infantil”, ressalta Wagner Brito.