Prefeitura promove ação para diminuir acidentes e mortes no trânsito

A fiscalização apenou mais de 1.768 veículos e aplicou 585 multas de Infração em 2021

Coordenadoria de Comunicação - 18/04/2022

Diego Eifler
Prefeitura promove ação para diminuir acidentes e mortes no trânsito
O município de Primavera do Leste autuou mais de 1.768 veículos no último ano (2021), com o registro de acidentes, multas e infrações graves no município. Os dados são da Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU).

Para aumentar a consciência da população sobre a prevenção e a redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura iniciou ações para conscientizar os infratores. Existem várias práticas para colaborar com um trânsito melhor. Muitas delas são atitudes básicas de segurança e apreço ao próximo.

O coordenador do Samu em Primavera do Leste, Alex Gomes Moreira, comenta o artigo de sua criação, Categorização dos acidentes de trânsito em Primavera do Leste-MT Intuito de subsidiar políticas públicas para diminuição de sua ocorrência.
"Nosso objetivo é reduzir, pelo menos pela metade, nos próximos anos, os acidentes com vítimas fatais em nossas ruas e rodovias. Estamos tendo metas claras, estado a estado, para o planejamento de ações e programas com esse objetivo", comenta o coordenador do Samu em Primavera do Leste, Alex Gomes Moreira.

Para  diminuir  os  números  de  acidentes  de  trânsito  no  país  e  atenuar  as consequências  das  mortes  e/ou  lesões  graves,  algumas  medidas  podem  ser  adotadas entres elas podemos citar: “aplicação  de  limites  de  velocidade  apropriados,  aumento da   fiscalização   e   cumprimento   da   legislação,   melhorias   em   infraestrutura   das estradas, implementação de equipamentos de segurança, entre outros” (SILVA, 2022, p.20). E somados a essas medidas implantar a Educação de Trânsitos nas escolas.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano, tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo.

Outra  medida  para  a  diminuição dos  números de  acidentes  de  trânsito  é  o incentivo  do  uso  do  transporte  público,  visando  diminuir  o  número  de  veículos circulando,  e  o  incrementarão  das  atividades  de  Educação  para  o  Trânsito  nas escolas.