menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

SINE de Primavera do Leste se destaca na oferta de empregos

Coordenadoria de Comunicação - 11/04/2022

Diego Eifler
SINE de Primavera do Leste se destaca na oferta de empregos

O coordenador do SINE do município, José Gonzaga Tonon, recebe com muito orgulho os dados da pesquisa nacional que coloca Primavera em segundo lugar dentre as cidades com mais de 76 mil habitantes na oferta de empregos – “a cidade está vivendo um momento especial que já era esperado, é resultado dos investimentos públicos e, especialmente das empresas que estão se instalando em áreas distintas”.  

No espaço físico do SINE existe uma sala destinada às empresas para que possam receber os candidatos às vagas e, o fluxo de pessoas é grande. Para exemplificar, Tonon relata que “apenas uma empresa, a Valorem, vai permanecer hoje o dia todo recebendo currículo e entrevistando as pessoas para preenchimento de 140 vagas que estão disponíveis, caso não consiga atender a todos, volta na segunda e quarta-feira, porque na terça já reservamos o espaço para outra empresa”.  

Um dado significativo é a redução do número de pessoas que buscam o seguro desemprego – em janeiro de 2020, quinhentas pessoas solicitaram o seguro; janeiro de 2021, 192 e, em janeiro de 2022, apenas 292 pedidos foram protocolados. Para Tonon, a “oxigenação da economia nos mostra de maneira clara que as pessoas demitidas devido a pandemia, quando houve a retração de todos os setores que empregam, estão buscando novas oportunidades no mercado de trabalho”. E, segundo ele, a construção civil é o grande empregador, “mesmo no período crítico da pandemia a cadeia da construção civil não parou”.

Tonon cita os números de 2021, quando foram ofertadas 3819 vagas e, 6094 pessoas foram encaminhadas para as respectivas empresas, entretanto, desse montante apenas 1495 foram contratadas, “o que representa 25%, um percentual que parece pouco, mas dois fatores influenciam diretamente na contratação - a exigência do empregador e a falta de qualificação dos candidatos”.  

A prefeitura tem oferecido cursos de qualificação para que as vagas ofertadas sejam preenchidas por pessoas que residem no município. Segundo o prefeito Léo Bortolin, “estamos em contato permanente com as empresas para que possamos oferecer cursos que atendam diretamente as suas demandas e, essa parceria pode ser avaliada pelos números do SINE e, pelo resultado da classificação nacional que coloca Primavera no topo da lista  das cidades que mais oferecem vagas”.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Campanha de vacinação antirrábica em Primavera do Leste já começou

Jogos das instituições, futsal feminino e circuito de vôlei são atrativos do fim de semana em PVA

Vila União recebe cerca de R$1,5 milhão em melhorias

Primavera do Leste passa por desabastecimento de remédio devido a falta de matéria prima

Prontuário eletrônico é implantado em unidades de Saúde de Primavera do Leste

Bateria da Mocidade Alegre é a grande atração do fim de semana de Primavera do Leste

Prefeitura realiza 1º Jogos das Instituições Públicas Primaverenses (JIPP’s)

Câmara aprova projeto Castra Móvel

Primavera do Leste começa enquadramento de implantação da Lei do PCCS

Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333