menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Primavera do Leste, uma cidade apaixonada por bibliotecas

Cidade tem o ‘Projeto Biblioteca Conteiner’ e já conta com sete unidades.

Coordenadoria de Comunicação - 09/04/2022

O dia da biblioteca é hoje, 9 de abril, e Primavera do Leste tem muito o que comemorar nesta data.

Enquanto 112 dos 5.570 municípios, não possuem biblioteca pública ou comunitária, de acordo com o Ministério da Cultura, a cidade conta com 10 espaços para leitura: Biblioteca para Crianças Grandes e Pequenas Carlos Drummond de Andrade, Biblioteca Modelo e sete conteiners.

A Biblioteca Modelo possui enorme acervo, espaço amplo e inúmeros locais de convivência, funcionando como um organismo vivo, incutindo a permanência das pessoas no espaço. Já possui um atendimento diário de 60 a 80 pessoas.

“No início achavam que se se tratava de um lugar privado, onde deviam parar para entrarem”, salienta o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Wanderson Lana. A Biblioteca Modelo está localizada na Avenida Califórnia, no Primavera III.

A Biblioteca para crianças grandes e pequenas Carlos Drummond de Andrade recebeu uma enorme reforma e hoje se tornou um lugar bonito e acessível para toda a população.

Biblioteca democratiza a educação

A gestão é completamente dedicada à prática que alia educação, cultura e desenvolvimento social. “Construir uma biblioteca é pensar no futuro das nossas crianças”, exalta o prefeito Leonardo Bortolin.

“Os livros são como tijolos, eles edificam o nosso conhecimento”, complementa o vice-prefeito Ademir Goes. A Biblioteca infantil está localizada na Praça da Matriz, no centro da cidade.

Para o bibliotecário José Carlos Araújo, as Bibliotecas Públicas são espaços físicos importantes na democratização do acesso à educação e cultura.

“São equipamentos culturais fundamentais para o desenvolvimento intelectual da comunidade a qual está inserida, que devem existir em quantidade e qualidade para toda a população de um modo geral. E é isso que estamos construindo em Primavera do Leste.”

Projeto Biblioteca Container

Atualmente são 7 bibliotecas conteiners em funcionamento nos seguintes locais: Lagoa Vô Pedro Viana, Vila União, Praça Osmar Bonafé, Bairro Tuiuiú, Bairro Castelância e Praça da Juventude no Bairro São José, Bairro Parque Eldorado.

“O projeto Biblioteca Container é uma ação de fomento ao livro, leitura e literatura que busca descentralizar para garantia de acesso o investimento em equipamentos públicos impactando na qualidade de vida nas mais diversas comunidades do município”, relata Lana.

Com novos livros a cada nova visita, a biblioteca container se une ao espaço e garante uma opção de fomento à leitura e literatura para as crianças que ali se encontram, permitindo um consumo responsável e democrático de literatura gratuita e cidadã, além de proporcionar um ambiente agradável para a comunidade.

A cada 1.500 livros doados é inaugurada uma nova.

Escolhas dos bairros

De acordo com Lana, cada container tem um motivo para ser escolhido, por exemplo, a praça da Juventude, no Bairro São José, é onde atua o projeto CREJU, voltado para o combate da vulnerabilidade social de crianças e jovens dos bairros São José, Parque Gnoato, novo Poxoréu, Feliz Natal, Jardim Milano, Cohab Tancredo Neves e Jardim Progresso.

Já a biblioteca da Praça Leonardo Werner foi inaugurada estrategicamente junto com a revitalização do espaço, que conta com praça infantil, complexo esportivo e pista de caminhada. O destino dela se dá pelo aproveitamento do costume da população do bairro em passar seus finais de tarde e fins de semana com família e amigos no local.

Biblioteca Delivery

Para quem tem dificuldade para ir as bibliotecas que a SECULT espalhou pela cidade, foi criada a Biblioteca Delivery, um serviço que leve o livro até a casa do leitor, toda semana. Para acompanhar os catálogos lançados semanalmente é só seguir a página da @seculpva no instagram e/ou no facebook.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Campanha de vacinação antirrábica em Primavera do Leste já começou

Jogos das instituições, futsal feminino e circuito de vôlei são atrativos do fim de semana em PVA

Vila União recebe cerca de R$1,5 milhão em melhorias

Primavera do Leste passa por desabastecimento de remédio devido a falta de matéria prima

Prontuário eletrônico é implantado em unidades de Saúde de Primavera do Leste

Bateria da Mocidade Alegre é a grande atração do fim de semana de Primavera do Leste

Prefeitura realiza 1º Jogos das Instituições Públicas Primaverenses (JIPP’s)

Câmara aprova projeto Castra Móvel

Primavera do Leste começa enquadramento de implantação da Lei do PCCS

Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333