Primavera do Leste, uma cidade apaixonada por bibliotecas

Cidade tem o ‘Projeto Biblioteca Conteiner’ e já conta com sete unidades.

Coordenadoria de Comunicação - 09/04/2022

O dia da biblioteca é hoje, 9 de abril, e Primavera do Leste tem muito o que comemorar nesta data.

Enquanto 112 dos 5.570 municípios, não possuem biblioteca pública ou comunitária, de acordo com o Ministério da Cultura, a cidade conta com 10 espaços para leitura: Biblioteca para Crianças Grandes e Pequenas Carlos Drummond de Andrade, Biblioteca Modelo e sete conteiners.

A Biblioteca Modelo possui enorme acervo, espaço amplo e inúmeros locais de convivência, funcionando como um organismo vivo, incutindo a permanência das pessoas no espaço. Já possui um atendimento diário de 60 a 80 pessoas.

“No início achavam que se se tratava de um lugar privado, onde deviam parar para entrarem”, salienta o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Wanderson Lana. A Biblioteca Modelo está localizada na Avenida Califórnia, no Primavera III.

A Biblioteca para crianças grandes e pequenas Carlos Drummond de Andrade recebeu uma enorme reforma e hoje se tornou um lugar bonito e acessível para toda a população.

Biblioteca democratiza a educação

A gestão é completamente dedicada à prática que alia educação, cultura e desenvolvimento social. “Construir uma biblioteca é pensar no futuro das nossas crianças”, exalta o prefeito Leonardo Bortolin.

“Os livros são como tijolos, eles edificam o nosso conhecimento”, complementa o vice-prefeito Ademir Goes. A Biblioteca infantil está localizada na Praça da Matriz, no centro da cidade.

Para o bibliotecário José Carlos Araújo, as Bibliotecas Públicas são espaços físicos importantes na democratização do acesso à educação e cultura.

“São equipamentos culturais fundamentais para o desenvolvimento intelectual da comunidade a qual está inserida, que devem existir em quantidade e qualidade para toda a população de um modo geral. E é isso que estamos construindo em Primavera do Leste.”

Projeto Biblioteca Container

Atualmente são 7 bibliotecas conteiners em funcionamento nos seguintes locais: Lagoa Vô Pedro Viana, Vila União, Praça Osmar Bonafé, Bairro Tuiuiú, Bairro Castelância e Praça da Juventude no Bairro São José, Bairro Parque Eldorado.

“O projeto Biblioteca Container é uma ação de fomento ao livro, leitura e literatura que busca descentralizar para garantia de acesso o investimento em equipamentos públicos impactando na qualidade de vida nas mais diversas comunidades do município”, relata Lana.

Com novos livros a cada nova visita, a biblioteca container se une ao espaço e garante uma opção de fomento à leitura e literatura para as crianças que ali se encontram, permitindo um consumo responsável e democrático de literatura gratuita e cidadã, além de proporcionar um ambiente agradável para a comunidade.

A cada 1.500 livros doados é inaugurada uma nova.

Escolhas dos bairros

De acordo com Lana, cada container tem um motivo para ser escolhido, por exemplo, a praça da Juventude, no Bairro São José, é onde atua o projeto CREJU, voltado para o combate da vulnerabilidade social de crianças e jovens dos bairros São José, Parque Gnoato, novo Poxoréu, Feliz Natal, Jardim Milano, Cohab Tancredo Neves e Jardim Progresso.

Já a biblioteca da Praça Leonardo Werner foi inaugurada estrategicamente junto com a revitalização do espaço, que conta com praça infantil, complexo esportivo e pista de caminhada. O destino dela se dá pelo aproveitamento do costume da população do bairro em passar seus finais de tarde e fins de semana com família e amigos no local.

Biblioteca Delivery

Para quem tem dificuldade para ir as bibliotecas que a SECULT espalhou pela cidade, foi criada a Biblioteca Delivery, um serviço que leve o livro até a casa do leitor, toda semana. Para acompanhar os catálogos lançados semanalmente é só seguir a página da @seculpva no instagram e/ou no facebook.