Primavera do Leste desenvolve diversas atividades de promoção à saúde

Exercícios contemplam gestantes, fumantes, portadores de condições crônicas e interessados em se exercitar.

Coordenadoria de Comunicação - 07/04/2022

Você se considera uma pessoa saudável? A resposta poder parecer simples, mas não é. A falta de enfermidades não significa presença de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Ser saudável nos dias atuais é uma tarefa difícil, são destinadas várias horas diárias para rotinas estressantes e poucas para alimentação saudável e atividades físicas.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7 de abril), foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde.

Em Primavera do Leste, a Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Academia da Saúde desenvolve diversas atividades de promoção à saúde dos munícipes.

Conheça as atividades do NASF

Aproveite essa data especial e conheça um pouco sobre cada um deles.

- Grupos de Atividade Física

As atividades físicas em grupos são disponibilizadas por educador físico da Academia da Saúde para três tipos de público: Pacientes das unidades de saúde, do CAPS e servidores públicos.

Os acompanhamentos acontecem a semana toda.

Na segunda-feira, os exercícios começam às 6h, com grupo da ESF 01, atrás do CRAS Jonas Pinheiro, no bairro São José.

Terça é a vez do grupo da ESF 10 (Jardim Veneza), 17h.

A Praça Jaime Campos é o local escolhido para quartas, a partir das 6h. Já na quinta, as atividades são em três horários: às 6h, na Praça Leonardo Werner (bairro Castelândia), às 15h, na Academia da Saúde (pacientes do CAPS) e às 17h, na praça do bairro Tuiuiu.

E por fim, sexta encerra as atividades às 6h, atrás do CRAS Jonas Pinheiro (bairro São José) e às 17h, na Praça Jaime Campos, na Cohab Jaime Campos.

- Grupo Bem Nascer

Este segundo grupo é voltado para gestantes e seus (uas) parceiros (as) com exercícios físicos para o preparo do parto conduzido por uma fisioterapeuta, suporte físico e emocional para o parto conduzido por uma técnica em enfermagem e doula.

As gestantes são encaminhadas através das unidades de saúde.

Os atendimentos ocorrem às terças, na Clínica da Mulher e às sextas, na Academia da Saúde.

- Programa de Controle do Tabagismo

O Controle de Tabagismo conta com atendimento multiprofissional e apoio (médico, fisioterapeuta, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico e assistente social) para pessoas que desejam parar de fumar.

O serviço é prestado na Academia de Saúde, nas segundas e quartas (encaminhados e agendados previamente pelas Unidades de Saúde).

- Grupos de Fisioterapia

Conduzido por fisioterapeuta, os grupos de fisioterapia são focados em portadores de condições crônicas como diabetes e hipertensão que precisam de atividades para melhoria do quadro de saúde e pacientes com alta do Centro de Reabilitação que possuem condições físicas de acompanhar atividades coletivas.

São realizados também exercícios de fortalecimento do corpo, para os pacientes com problemas  nas articulações dos joelhos, tornozelos, ombros e outras, às terças 7h30, na Praça Adão Donin, quartas às 7h30, no Lago Municipal e quintas às 7h30, no Salão da Igreja Nossa Senhora da Salete.