Equipe de Saúde Bucal se prepara para executar Projeto SB-Brasis 2020

Primavera do Leste é o primeiro município a receber o treinamento no Estado.

Coordenadoria de Comunicação - 31/03/2022

Equipe de Saúde Bucal se prepara para executar Projeto SB-Brasis 2020

A Equipe de Saúde Bucal da Unidade – ESF 10 Jardim Veneza participou do treinamento, na última quarta-feira (30), para a realização da Primeira fase da Pesquisa Epidemiológica do Projeto SB-Brasis 2020.

O time local será composto pela Juline (dentista), Marli (técnica de saúde bucal), Lucelia (auxiliar), Cibeli (Coordenadora da Saúde Bucal), além de profissionais de Rondonópolis.

Primavera saiu na frente e é a primeira cidade do Estado a ministrar o treinamento, administrado por José Figueiredo Jr., que está junto a coordenação estadual de Saúde Bucal e Andrea Coelho, atual Coordenadora do Estado da Saúde Bucal.

Ação pretende identificar doenças bucais e seus impactos

O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas foi estendido para 2021, em decorrência ao coronavírus.

O estudo é realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde.

Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ensaio visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Projeto inicia semana que vem

Primavera do Leste foi um dos municípios escolhidos para fazer a Pesquisa SB BRASIL 2020, sua área censitária para a elaboração da mesma será uma parte do centro da cidade.

Como essa área não possui Equipe de Saúde Bucal, a da ESF-10 foi cadastrada para a ação, desta forma, esta unidade terá atendimentos diminuídos e possivelmente se ausentará indo a campo coletar os dados.

Deverão ser entrevistadas e examinadas, em suas casas, crianças de 5 a 12 anos, grupos etários de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74.

Na primeira fase, a coordenação fará o cadastramento da área. Já na segunda, o MS escolherá quais as casas deverão ser visitadas para a realização de exame.

Projeto inicia na próxima semana e a expectativa é que seja finalizado até 16 de maio.