Turismo de Negócios e Eventos impulsiona a economia de Primavera do Leste

Município está investindo na diversificação turística para incentivar criação de vagas de trabalho e atividades empreendedoras.

Coordenadoria de Comunicação - 24/03/2022

Turismo de Negócios e Eventos impulsiona a economia de Primavera do Leste
Diego Eifler

Quando se fala em turismo, logo vem a cabeça praias, paisagens paradisíacas ou cidades com arquitetura antiga e histórica. Mas existem outras vertentes, como é o caso do turismo de negócios e de eventos, que está em plena expansão em Primavera do Leste.

Para se ter uma ideia, durante o mês de março, encontrar hotel no município com quartos disponíveis foi praticamente impossível.

“Todos os quartos do nosso hotel durante todo o mês de março foram ocupados. Tivemos que dispensar clientes, infelizmente, devido a lotação”, comenta Kleber Lazzari, proprietário de um hotel local.

O Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Wanderson Lana, também identificou esse grande número de visitantes.

“Estávamos promovendo um encontro de gestores de cultura de nosso Estado, mas tivemos que cancelar pela falta de vagas nos hotéis, o turismo de negócios e eventos começou 2022 ainda mais forte”, explana.

Esse efeito foi causado pela 6ª edição da FARM SHOW, uma das maiores feiras do agronegócio do país desenvolvida pelo Sindicato Rural de Primavera do Leste, assim como o Encontro dos Cavaleiros Negros e o Ultramacho, que acontecem neste final de semana.

Além do ramo hoteleiro, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, supermercados e serviços são impactados de maneira positiva com esses eventos que fazem o dinheiro girar, desencadeia mercado consumidor crescente, a abertura de vagas de trabalho e atividades empreendedoras.

Potencial turístico

Primavera do Leste tem expectativa de crescimento superior a 10% este ano, e por conta disso, é importante identificar o potencial turístico do município nos mais diversos setores.

Para Wanderson Lana entender as características do município nas mais diversas vertentes do turismo é fator importante para que sua exploração impacte na economia, na criação de mercado consumidor e no aumento de vagas de emprego e/ou no desejo de empreender.

“O primaverense é apaixonado por sua cidade e muito trabalhador, por isso é exigente com as ações que impactam sua qualidade de vida, dessa forma, buscamos apoiar e realizar ações e eventos que contribuam com o desenvolvimento da economia local”, ressalta.

Thiago Sachuck, Coordenador de Turismo e Lazer, aponta que uma das ações que estão tomando é a construção de leis de tombamento e proteção das belezas do município, sem deixar de ficar atento ao turismo de negócios e de eventos que tem peso significante na economia do município.

Diversificação turística

Primavera do Leste se organiza para mais ações, sejam elas de iniciativa pública, privada ou de parcerias. Em maio, a cidade comemora seus 36 anos de emancipação político-administrativa e a efervescência deve continuar, com inúmeros atividades que movimentarão a economia.

O vice-prefeito, Ademir Goes, acredita que os negócios advindo do Agro ainda movimentarão diversos setores econômicos locais.

“Eu não tinha dúvidas que a FARM SHOW traria resultados incríveis para a economia do nosso município, mas é interessante destacar a importância de se investir no turismo de negócios, apoiar ações que convidem as pessoas a virem para Primavera do Leste e investirem no comércio local”, afirma Ademir.

O prefeito Leonardo Bortolin ressalta que Primavera do Leste investe na industrialização, na força do agronegócio, em uma política de esporte, ações culturais e de lazer vibrantes que impactam a economia e a qualidade de vida do cidadão.

“Estamos preparando nossa cidade não apenas para os ano seguinte, estamos preparando a cidade para os próximo 15 anos”.

Foto: Adriano Zanella