Startup tecnológica de Primavera do Leste ganha subvenção do Governo de Estado

Foram destinados R$ 91 mil para criação de projeto que otimiza produção de algodão.

Coordenadoria de Comunicação - 07/01/2022

Uma Startup Tecnológica de Primavera do Leste foi uma das selecionadas na Primeira Edição do Programa Centelha para receber investimentos de Subvenção Econômica da Fapemat para desenvolver o projeto “Software para Gestão Inteligente e Sustentável da Cadeia de Algodão”.

O projeto visa através de Big Data e Inteligência Artificial inovar e otimizar informações para tomada de decisão na produção de algodão. Ele acessa uma base de dados mundial com informações sobre chuva, pragas e formas de cultivo para ajudar o produtor tomar a melhor decisão no campo.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apoia o projeto encaminhado por João F. Mascaro à Fapemat, que conta com o apoio e parcerias da Embrapa Instrumentação, UFMT e o IMAmt Primavera do Leste.

O Técnico de Nível Superior (Bolsista Fapemat), Jeferson Scherer Soliman, é o responsável pelo desenvolvimento do projeto em PVA e pela integração de soluções oriundas dos grupos de trabalho das instituições parceiras.

Em todo o Estado do Mato Grosso foram inscritos 593 projetos, que passaram por 3 etapas de análise e julgamento. Primavera do Leste encaminhou 18 projetos nesta primeira chamada, apenas este foi aprovado entre 27 que, inicialmente, receberam apoio.

O protótipo do projeto será testado na Fazenda São José do Grupo São José em Primavera do Leste.

A subvenção R$ 91 mil (R$ 30 mil em bolsas, R$ 58 mil em custeio e R$ 3 mil como contrapartida da empresa) é feita pelo Governo do Mato Grosso em parceira com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Programa e novos projetos

O Programa Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar o empreendedorismo no Mato Grosso com recursos financeiros, capacitação e suporte para modelar ideias promissoras.

Novos editais de chamamento público deverão ser abertos pela Secitec / Fapemat, para empresas ou pessoas físicas, basta uma ideia inovadora. Empreendedores interessados poderão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para receber orientações ou pelo site da Fapemat.

O município apoia um projeto de criação do Polo Aeronáutico de Primavera do Leste e de um futuro Parque Tecnológico, e ainda, se espera forte investimento em empreendedorismo tecnológico e programas de governo na geração de conhecimento e inovação.