Pacientes com sintomas de gripe devem procurar postos de saúde nos bairros em Primavera do Leste

Todas as unidades do município estão atendendo no limite da sua capacidade.

Coordenadoria de Comunicação - 28/12/2021

Os casos de síndrome gripais cresceram muito em Primavera do Leste e está sobrecarregando a Unidade de Pronto Atendimento - UPA da cidade.

Há cerca de 30 dias os números de síndromes gripais dispararam em todo o Brasil. Muitas cidades do Estado do Mato Grosso, já entraram em colapso, com falta de leito e até medicação.

Em Primavera do Leste, a quantidade de pessoas acometidas pelos vírus gripais também cresceu consideravelmente. Segundo a Administradora da UPA de Primavera do Leste, Rose Shuster, apenas na última segunda-feira (27), a UPA atendeu 516 pacientes, deste total, aproximadamente 80% a 85% foram em decorrência a sintomas gripais, ou seja, mais de 400 primaverenses.

Rose Shuster explica que na cidade ainda não foram relatados casos mais complicados, mas ainda assim, pacientes se queixam de dor no corpo, olhos, cabeça e febre.

A orientação da Secretária Municipal de Saúde é buscar atendimento nas unidades básicas de saúde mais próximas quando sentir algum dos sintomas gripais.

Esse direcionamento é importante para descongestionar a UPA, e para o próprio bem-estar do paciente, pois nestas unidades, terá acompanhamento de perto de um médico nos dias posteriores.

Até o dia 30 de dezembro as seguintes unidades estarão abertas:

ESF 2 (Pq. Eldorado)

ESF 5 (Poncho Verde)

ESF 3 (Região São Cristovão)

ESF 6 (Primavera II)

ESF 8 (Castelândia)

ESF 11 (Buritis)

ESF 9 (Primavera III)

UBS Tuiuiu (Região Tuiuiu).

O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

É importante ressaltar que as unidades ESF 6 (Primavera II) e ESF 11 (Buritis), estarão cumprindo o cronograma de vacinação da COVID-19, nesta quarta-feira (29), portanto, é aconselhável que o cidadão que sentir algum sintoma gripal, deve se dirigir a outro posto.

Pessoas acima de 60 anos ou abaixo de dois, gestantes, indígenas e portadores de doenças crônicas devem ter cuidados redobrados, pois possuem maiores riscos de complicações com a doença.