Compartilhe:
Município conta com duas unidades para atendimentos de urgência
Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 11/11/2021
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Primavera do Leste atende a população com um número de ambulâncias maior do que o determinado pelo Ministério da Saúde. A normativa do órgão estabelece um veículo a cada 100 mil habitantes, sendo que em Primavera do Leste, são duas ambulâncias disponíveis para uma população estimada em cerca de 75 mil habitantes.
A Portaria nº 1.864, de 29 de setembro de 2003, no parágrafo 3º, prevê que as ambulâncias são adquiridas na proporção de um veículo básico para cada grupo de 100 a 150 mil habitantes e um veículo avançado a cada 400 mil habitantes.
De acordo com o coordenador do Samu em Primavera do Leste, Alex Gomes Moreira, o município é contemplado com uma viatura de suporte básico - composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor resgatista bombeiro militar - e uma viatura de suporte avançado, onde atuam equipes formadas por um médico, um enfermeiro e o condutor militar resgatista.
O serviço é destinado a casos de urgência, que devem ser acionados pela população nas seguintes situações: dores no peito aparecimento súbito, suspeita infarto, intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, trabalho de parto com risco de morte para mãe ou feto, quedas acidentais, idoso ou trabalhador, crises convulsivas, acidentes de trânsito com atropelamento, traumas no tórax, abdomen, arma branca, arma de fogo, agressão física, perda de consciência (desmaios), sangramentos e hemorragias grandes.
De acordo com o coordenador do Samu, a população frequentemente aciona o serviço para casos menos graves e que não se enquadram no caráter de urgência, como cortes pequenos, soluço, dor de cabeça, situações de pessoas embriagadas ou moradores de rua. “Muitas pessoas chamam o Samu nessa situações querendo receber atendimento mais rápido, nós deslocamos uma viatura avançada para uma ocorrência leve e com isso perdemos tempo, se houver outra ocorrência mais grave fica em espera”, explica Moreira.
Regulação
As chamadas do Samu de Primavera do Leste são gerenciadas pela Central de Regulação, situada em Rondonópolis, cujo atendimento é realizado por um médico que realiza a triagem e direciona o atendimento conforme o relato do solicitante, baseado em procedimentos-padrão.
A população cobra a transferência dessa central para Primavera do Leste, no entanto, isso viola normativas do Ministério da Saúde, que prevê o estrato populacional acima de 200 mil habitantes para transformar a localiade em uma central. Atualmente, Mato Grosso possui apenas três polos de regulação: Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.
Fazendo um comparativo com as cidades que compõem a mesma região que Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga e Jaciara possuem apenas uma ambulância básica. Rondonópolis, sendo a central e com uma população de mais de 230 mil habitantes, conta com três ambulâncias básicas e uma avançada.
O quadro de funcionários do Samu de Primavera do Leste é composto por 12 técnicos de enfermagem, 6 enfermeiros e 5 médicos. A atuação das equipes se dá em um raio de até 130 km de distância, incluindo rodovias, estradas vicinais e fazendas.
Veja também:
Secretaria de Cultura divulga agenda cultural que vai animar fim de semana em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura ampliação da EMEI Sonho de Criança
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste apresenta boletim epidemiológico com referência ao mês de outubro
Primavera do Leste se prepara para final de semana repleto de competições esportivas
Inclusão no palco: Festival Velha Joana promove espetáculos com interpretação em Libras em tempo real
Prazo de pré-matrícula para novos estudantes da rede municipal de ensino de Primavera do Leste vai até 17 de novembro
Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove campanha de atendimento integral à saúde do homem
Vigilância Sanitária recebe dois carros novos da Prefeitura de Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura reforma geral da UPA
Mutirão da Conciliação Fiscal 2024: Contribuinte tem oportunidade de renegociar débitos com a Prefeitura de Primavera do Leste e garantir descontos
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO