menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Samu de Primavera do Leste atende população com mais ambulâncias do que previsto em lei

Município conta com duas unidades para atendimentos de urgência

Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 11/11/2021

Samu de Primavera do Leste atende população com mais ambulâncias do que previsto em lei

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Primavera do Leste atende a população com um número de ambulâncias maior do que o determinado pelo Ministério da Saúde. A normativa do órgão estabelece um veículo a cada 100 mil habitantes, sendo que em Primavera do Leste, são duas ambulâncias disponíveis para uma população estimada em cerca de 75 mil habitantes.

A Portaria nº 1.864, de 29 de setembro de 2003, no parágrafo 3º, prevê que as ambulâncias são adquiridas na proporção de um veículo básico para cada grupo de 100 a 150 mil habitantes e um veículo avançado a cada 400 mil habitantes.

De acordo com o coordenador do Samu em Primavera do Leste, Alex Gomes Moreira, o município é contemplado com uma viatura de suporte básico - composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor resgatista bombeiro militar - e uma viatura de suporte avançado, onde atuam equipes formadas por um médico, um enfermeiro e o condutor militar resgatista.

O serviço é destinado a casos de urgência, que devem ser acionados pela população nas seguintes situações: dores no peito aparecimento súbito, suspeita infarto, intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, trabalho de parto com risco de morte para mãe ou feto, quedas acidentais, idoso ou trabalhador, crises convulsivas, acidentes de trânsito com atropelamento, traumas no tórax, abdomen, arma branca, arma de fogo, agressão física, perda de consciência (desmaios), sangramentos e hemorragias grandes.

De acordo com o coordenador do Samu, a população frequentemente aciona o serviço para casos menos graves e que não se enquadram no caráter de urgência, como cortes pequenos, soluço, dor de cabeça, situações de pessoas embriagadas ou moradores de rua. “Muitas pessoas chamam o Samu nessa situações querendo receber atendimento mais rápido, nós deslocamos uma viatura avançada para uma ocorrência leve e com isso perdemos tempo, se houver outra ocorrência mais grave fica em espera”, explica Moreira.

Regulação

As chamadas do Samu de Primavera do Leste são gerenciadas pela Central de Regulação, situada em Rondonópolis, cujo atendimento é realizado por um médico que realiza a triagem e direciona o atendimento conforme o relato do solicitante, baseado em procedimentos-padrão.  

A população cobra a transferência dessa central para Primavera do Leste, no entanto, isso viola normativas do Ministério da Saúde, que prevê o estrato populacional acima de 200 mil habitantes para transformar a localiade em uma central. Atualmente, Mato Grosso possui apenas três polos de regulação: Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Fazendo um comparativo com as cidades que compõem a mesma região que Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga e Jaciara possuem apenas uma ambulância básica. Rondonópolis, sendo a central e com uma população de mais de 230 mil habitantes, conta com três ambulâncias básicas e uma avançada.

O quadro de funcionários do Samu de Primavera do Leste é composto por 12 técnicos de enfermagem, 6 enfermeiros e 5 médicos. A atuação das equipes se dá em um raio de até 130 km de distância, incluindo rodovias, estradas vicinais e fazendas. 

Veja também:

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333