Lagoa de captação de água recebe plantio de árvores nativas por alunos de Primavera do Leste

Alunos da rede municipal realizaram o plantio de 30 árvores no entorno da lagoa, no intuito de ter aula prática e colaborar com o reflorestamento do local

Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 05/10/2021

Diego Eifler

A sala de aula dos alunos do 5º ano B da Escola Municipal 13 de Maio foi um pouco diferente na manhã desta terça-feira (05). Eles foram até a lagoa de captação de água, no Córrego Traíras, e realizaram o plantio de 30 árvores na Área de Preservação Permanente (APP), que sofre com a degradação ambiental.

O coordenador de meio ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Silva Nascimento, explicou as funções naturais da lagoa, como funciona o sistema de captação de água, apresentou o conceito de APP e a importância de reverter a degradação e preservar o meio ambiente.

“É extremamente importante fazermos essa conscientização desde cedo. Vimos crianças que disseram que nunca imaginaram que plantariam uma árvore, nunca haviam feito isso. Além do plantio, também tratamos de outras questões importantes, como o lixo e a educação ambiental”, disse o coordenador.

João Neto, 10 anos, deixou sua marca com um ipê rosa e refletiu: “como o mundo já está meio acabado, o meio ambiente está meio abandonado, acho que plantar árvore é uma boa escolha. As árvores dão vida para a Terra, transportam o ar, fazem sombra, produzem oxigênio, fazem tudo. Tem muito desmatamento, muito lixo, então colaborar e plantar é melhor”.

17 alunos participaram da iniciativa, plantando árvores de ipê rosa e branco, jatobá, amora, urucum, jacarandá, embaúba e aroeira.

“Eu achei muito bom. Temos que proteger as árvores, não deixar que aconteçam queimadas, não deixar derrubar. As árvores são muito importantes e nos dão oxigênio”, frisou o estudante Luis Felippe, que já está habituado a mexer com a terra porque cultiva uma horta em casa com a família. Ele já plantou um pé de abacate e ajuda a cuidar das mudas de pimenta, açafrão, mandioca e feijão na horta.

O viveiro da coordenadoria está sendo estruturado e ampliado para realizar mais iniciativas de plantio em Primavera do Leste, especialmente a partir deste mês de outubro, quando começa o período de chuvas.