Compartilhe:
Alunos da rede municipal realizaram o plantio de 30 árvores no entorno da lagoa, no intuito de ter aula prática e colaborar com o reflorestamento do local
Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 05/10/2021
A sala de aula dos alunos do 5º ano B da Escola Municipal 13 de Maio foi um pouco diferente na manhã desta terça-feira (05). Eles foram até a lagoa de captação de água, no Córrego Traíras, e realizaram o plantio de 30 árvores na Área de Preservação Permanente (APP), que sofre com a degradação ambiental.
O coordenador de meio ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Silva Nascimento, explicou as funções naturais da lagoa, como funciona o sistema de captação de água, apresentou o conceito de APP e a importância de reverter a degradação e preservar o meio ambiente.
“É extremamente importante fazermos essa conscientização desde cedo. Vimos crianças que disseram que nunca imaginaram que plantariam uma árvore, nunca haviam feito isso. Além do plantio, também tratamos de outras questões importantes, como o lixo e a educação ambiental”, disse o coordenador.
João Neto, 10 anos, deixou sua marca com um ipê rosa e refletiu: “como o mundo já está meio acabado, o meio ambiente está meio abandonado, acho que plantar árvore é uma boa escolha. As árvores dão vida para a Terra, transportam o ar, fazem sombra, produzem oxigênio, fazem tudo. Tem muito desmatamento, muito lixo, então colaborar e plantar é melhor”.
17 alunos participaram da iniciativa, plantando árvores de ipê rosa e branco, jatobá, amora, urucum, jacarandá, embaúba e aroeira.
“Eu achei muito bom. Temos que proteger as árvores, não deixar que aconteçam queimadas, não deixar derrubar. As árvores são muito importantes e nos dão oxigênio”, frisou o estudante Luis Felippe, que já está habituado a mexer com a terra porque cultiva uma horta em casa com a família. Ele já plantou um pé de abacate e ajuda a cuidar das mudas de pimenta, açafrão, mandioca e feijão na horta.
O viveiro da coordenadoria está sendo estruturado e ampliado para realizar mais iniciativas de plantio em Primavera do Leste, especialmente a partir deste mês de outubro, quando começa o período de chuvas.
Veja também:
Vitória do Primavera no Mato-Grossense reforça compromisso da Prefeitura com o esporte
Campanha Leão Amigo: Imposto daqui, fica aqui! Contribua com projetos sociais para crianças, adolescentes e idosos
Festival PrimaCanta 2025 abre inscrições com premiação total de R$ 77 mil
Prefeito de Primavera do Leste recebe representantes da comunidade russa para ouvir demandas
Abertas as inscrições para o 9º Festival Gastronômico de Comida de Rua em Primavera do Leste
Maioria dos focos do Aedes aegypti em Primavera do Leste está dentro das casas
Primavera do Leste reforça compromisso com a educação em Fórum de Prefeitos
Parceria entre Judiciário e Educação busca combater a evasão escolar em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste e FIEMT discutem parceria para qualificação profissional
Cirurgias bariátricas serão realizadas em Primavera do Leste pelo SUS
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO