Compartilhe:
Plano Diretor passa por processo de revisão; etapa atual é de participação popular
Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 04/10/2021
Os rumos do desenvolvimento urbano e do crescimento planejado de Primavera do Leste foram debatidos pela sociedade primaverense na noite dessa quinta-feira (30), na ocasião da audiência pública de revisão do Plano Diretor.
Foram discutidos os conceitos de urbanismo, ocupação do território, ordenação do solo, desenvolvimento sustentável, além do que é o plano diretor nas formalidades jurídicas e na vida real.
“Estamos aqui para ordenar o crescimento da nossa cidade. Primavera sempre cresceu ordenadamente, estamos em um ritmo acelerado. Contratamos uma empresa para fazer o Plano Diretor dos próximos anos e hoje temos a oportunidade para a população nos ajudar. Queremos que nossa cidade cresça ordenadamente. Todos os planos passados foram assertivos. Queremos dar continuidade e isso passa por essa reunião”, frisou o vice-prefeito de Primavera do Leste, Ademir Goes.
O prefeito Leonardo Bortolin explicou os trâmites legais da revisão e execução do plano e cobrou maior participação popular e de entidades organizadas.
“Gostaria que estivéssemos reunidos no Ginásio Pianão com muitas pessoas, discutindo o futuro da nossa cidade. Infelizmente, nós, brasileiros, não temos a cultura de participar de ações importantes como essa. Quando discutido com a sociedade, buscando a promoção da discussão democrática, estamos pensando uma cidade ordenada e planejada por muitos anos. Acima de um mandato ou gestores, que nós tenhamos um planejamento a longo prazo, para que consigamos crescer e crescer de uma maneira planejada”, disse.
Representantes dos setores do comércio, transporte, construção civil e outras áreas participaram da audiência. A população participou enviando questões com os seguintes assuntos: investimento em pontos turísticos com acessibilidade; adequação jurídica a outras leis; problema de falta de água em alguns bairros da cidade; limitação de andares de edifícios a serem construídos na cidade; impedimento de loteamento na zona rural; retirada de estação de tratamento de esgoto do bairro Jardim Riva; criação de espaços específicos para eventos de pessoas jovens distante de áreas residenciais e arborização em novos loteamento.
Todos os itens apontados foram registrados e esclarecidos, no sentido de o que pode ser contemplado pelo Plano Diretor e o que faz parte de leis diferentes, como a Lei de Zoneamento. As propostas apresentadas serão analisadas e comporão a minuta que será encaminhada para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores no prazo máximo de 30 dias.
Consultoria
A advogada Renata Ramos de Castro, responsável pela Consultoria R. Santana, contratada pelo Executivo Municipal para colaborar na revisão do Plano Diretor de Primavera do Leste, esclareceu todo o trabalho que está sendo realizado em parceria com servidores municipais. Os diagnósticos, características, metodologias empregadas e diretrizes foram apresentados detalhadamente por ela.
“Daqui a 50 anos, qual cidade quero que meus filhos e meus netos vão estar vivendo? Precisamos criar uma arena de debate e desenvolver ferramentas para criar serviços públicos de excelência”, propôs a consultora.
A consultora realiza esse tipo de trabalho em todo o Brasil e até em outros países e disse que ficou impressionada, sendo difícil encontrar uma cidade tão bem organizada e com tantos equipamentos públicos como Primavera do Leste.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO