Compartilhe:
Plano Diretor passa por processo de revisão; etapa atual é de participação popular
Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 04/10/2021
Os rumos do desenvolvimento urbano e do crescimento planejado de Primavera do Leste foram debatidos pela sociedade primaverense na noite dessa quinta-feira (30), na ocasião da audiência pública de revisão do Plano Diretor.
Foram discutidos os conceitos de urbanismo, ocupação do território, ordenação do solo, desenvolvimento sustentável, além do que é o plano diretor nas formalidades jurídicas e na vida real.
“Estamos aqui para ordenar o crescimento da nossa cidade. Primavera sempre cresceu ordenadamente, estamos em um ritmo acelerado. Contratamos uma empresa para fazer o Plano Diretor dos próximos anos e hoje temos a oportunidade para a população nos ajudar. Queremos que nossa cidade cresça ordenadamente. Todos os planos passados foram assertivos. Queremos dar continuidade e isso passa por essa reunião”, frisou o vice-prefeito de Primavera do Leste, Ademir Goes.
O prefeito Leonardo Bortolin explicou os trâmites legais da revisão e execução do plano e cobrou maior participação popular e de entidades organizadas.
“Gostaria que estivéssemos reunidos no Ginásio Pianão com muitas pessoas, discutindo o futuro da nossa cidade. Infelizmente, nós, brasileiros, não temos a cultura de participar de ações importantes como essa. Quando discutido com a sociedade, buscando a promoção da discussão democrática, estamos pensando uma cidade ordenada e planejada por muitos anos. Acima de um mandato ou gestores, que nós tenhamos um planejamento a longo prazo, para que consigamos crescer e crescer de uma maneira planejada”, disse.
Representantes dos setores do comércio, transporte, construção civil e outras áreas participaram da audiência. A população participou enviando questões com os seguintes assuntos: investimento em pontos turísticos com acessibilidade; adequação jurídica a outras leis; problema de falta de água em alguns bairros da cidade; limitação de andares de edifícios a serem construídos na cidade; impedimento de loteamento na zona rural; retirada de estação de tratamento de esgoto do bairro Jardim Riva; criação de espaços específicos para eventos de pessoas jovens distante de áreas residenciais e arborização em novos loteamento.
Todos os itens apontados foram registrados e esclarecidos, no sentido de o que pode ser contemplado pelo Plano Diretor e o que faz parte de leis diferentes, como a Lei de Zoneamento. As propostas apresentadas serão analisadas e comporão a minuta que será encaminhada para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores no prazo máximo de 30 dias.
Consultoria
A advogada Renata Ramos de Castro, responsável pela Consultoria R. Santana, contratada pelo Executivo Municipal para colaborar na revisão do Plano Diretor de Primavera do Leste, esclareceu todo o trabalho que está sendo realizado em parceria com servidores municipais. Os diagnósticos, características, metodologias empregadas e diretrizes foram apresentados detalhadamente por ela.
“Daqui a 50 anos, qual cidade quero que meus filhos e meus netos vão estar vivendo? Precisamos criar uma arena de debate e desenvolver ferramentas para criar serviços públicos de excelência”, propôs a consultora.
A consultora realiza esse tipo de trabalho em todo o Brasil e até em outros países e disse que ficou impressionada, sendo difícil encontrar uma cidade tão bem organizada e com tantos equipamentos públicos como Primavera do Leste.
Veja também:
Com recorde de vitórias, Primavera do Leste se consagra como potência esportiva nos Jogos Escolares e Estudantis Matogrossenses 2025
Prefeitura garante mais de 2,3 milhões em medicamentos e reabastece todas as farmácias municipais
Festival Gastronômico de Comida de Rua registra maior arrecadação da história e fortalece economia local em Primavera do Leste
Abertura do Primacanta destaca consciência ambiental com participação do mascote Dinho e ações da SAMA
Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para programas de alfabetização de jovens e adultos
Festival Gastronômico movimenta economia local e valoriza a cultura popular
Prefeitura de Primavera do Leste quer incluir cavalgada no calendário oficial do município
Primavera do Leste celebra 39 anos com um mês inteiro dedicado à família
Feira da Lua retorna com nova estrutura e reforça compromisso com a agricultura familiar em Primavera do Leste
Primavera do Leste integra reunião sobre o Caminho Real de Mato Grosso e prepara participação na FIT Pantanal
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO