Compartilhe:
Projeto multidisciplinar inicia nos cuidados odontológicos e erradia para visão global, mesclando saúde, educação e renda
Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 28/09/2021
Os bebês primaverenses que ainda estão sendo gestados no ventre de suas mães já recebem cuidados integrais de saúde. Atenção, acolhimento, amparo, orientação, formação e encaminhamentos são realizados com as mamães gestantes na rede municipal de saúde, por meio de um projeto multidisciplinar que traz a proposta de estender o olhar à saúde global do ser humano.
O ponto de partida é o posto de saúde, onde as gestantes são recebidas para o pré-natal e direcionadas a todas as iniciativas desenvolvidas pelo projeto “Mães em pé, filhos com os dentinhos brilhantes”.
Na unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) IV, localizada no bairro Parque Eldorado, a mamãe de primeira viagem Ana Paula Lima de Souza, 36 anos, passa por uma consulta odontológica com a dentista Silvia Faethe para cuidar de sua saúde bucal e, ao mesmo tempo, cuida do pequeno Theo, que está sendo gerado em seu corpo há quatro meses.
“Já é uma preparação, uma forma de pensar da saúde tanto para mim quanto para o bebê. É uma boa oportunidade para cuidarmos da nossa saúde, principalmente para quem não pode ir a um dentista particular. Eu nunca havia consultado com um dentista público, só no particular, achei muito bom. É uma bela iniciativa do município”, frisa a paciente.
Enquanto se prepara para fazer o procedimento de limpeza, Ana Paula recebe várias orientações da Dra. Silvia, no que tange à participação em palestras promovidas pelo projeto nos mais variados temas - desde amamentação, saúde mental, cuidados com a covid-19, formação gestacional, dentre outros.
Muito além das consultas odontológicas e médicas, o projeto subsidia as gestantes com informações preciosas sobre todo o processo gestacional. Outra linha de atuação é no quesito trabalho e educação, através de encaminhamentos ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), escolas que oferecem EJA (Educação de Jovens e Adultos) e ao Sebrae, onde são ofertados cursos técnicos e profissionalizantes, de acordo com o questionário socioeconômico.
“É muito maior do que cuidar dos dentes. A odontologia passou daquele momento de só restaurar dentes, fazer limpeza. Hoje pensamos a saúde com uma visão muito maior, em que você vê o paciente como um todo, observando todo o contexto de saúde”, explica a dentista Silvia Faethe, autora do projeto e profissional atuante no ESF IV.
Rede de apoio consistente
Quem já passou por uma gestação sabe da importância de ter uma rede de apoio sólida e diversificada para a mãe e seu bebê. No projeto de Primavera do Leste, esta rede é composta por profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e odontologia, fonoaudiólogos, psicólogos, dentre outros.
“Nosso lema é que elas estejam caminhando para frente, melhorem a condição socioeconômica, estudem, façam cursos técnicos, para possam melhorar as condições de vida delas e dos filhos”, ressalta Silvia.
Estruturalmente, o projeto incide sob o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, no intuito de melhorar as condições socioeconômicas, de saúde, educação e renda das mães assistidas. Sendo assim, a expectativa é que os resultados efetivos sejam notáveis a médio e longo prazo.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO