menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Cultura

Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas em Primavera do Leste

Mostra Via Sacra Contemporânea será lançada nesta sexta-feira (17), às 19h, e permanece aberta a visitações na Secretaria Municipal de Cultura até 3 de outubro

Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 17/09/2021

Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas em Primavera do Leste

A releitura dos caminhos que Jesus Cristo percorreu desde o julgamento por Pôncio Pilatos até sua morte na cruz, pelo olhar de artistas plásticos mato-grossenses, estarão acessíveis para apreciação da população de Primavera do Leste. Isso porque a exposição Via Sacra Contemporânea, promovida pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso em parceria com a prefeitura, aporta ao município nesta sexta-feira (17) e permanece até o dia 3 de outubro.

O projeto estreia no município, reunindo 15 telas dos artistas Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Penna, que retraram os passos de Jesus pelo olhar da arte mato-grossense. A produção faz parte de um projeto desenvolvido em 2010 por meio da pintura dos muros de arrimo do complexo arquitetônico do antigo Seminário da Conceição, entre a Igreja do Bom Despacho e o Museu de Arte Sacra, no centro de Cuiabá.

Esse muro foi chamado de Via Sacra Contemporânea e é o suporte expositivo a abrigar as pinturas do projeto que chega a Primavera do Leste, transportando obras feitas ao longo de 106 metros em pinturas acrílicas sobre tela de 100 x 90 cm.

A exposição será aberta às 19h no Salão das Águas da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, localizada na Av. Dos Lagos, nº 2.602, no Jardim Parque das Águas.

“É muito importante fazer com que esse belo trabalho circule por Mato Grosso e transponha os limites da capital e do próprio Museu de Arte Sacra. É uma iniciativa que materializa o ideal da Secel em levar cultura a todos os cantos do Estado, permitindo que a população dos diversos municípios tenha acesso aos bens culturais”, expressou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado.

Reabertura

A exposição marca a reabertura do Salão das Águas, o primeiro espaço dedicado a exposições permanentes no município. Com a pandemia, nenhuma exposição fixa é realizada no local desde março de 2020, sendo reaberta para a população agora.

“É um lugar onde acontece o trânsito das produções de artes visuais do nosso Estado, temos artistas consagrados de Mato Grosso, queremos expandir para artistas novos primaverenses, do Estado, do Brasil e até de outros países. A ideia é que esse espaço valorize o artista visual e construa políticas de fomento às artes visuais do nosso município”, destacou o secretário municipal de Cultura de Primavera do Leste, Wanderson De Lana.

Serviço

Abertura exposição Via Sacra Contemporânea

Quando: 17 de setembro, às 19h

Local: Salão das Águas (Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera)

Período da exposição: 17 de Setembro a 03 de outubro, das 7h às 13h

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Artista primaverense é selecionado para o 26º Salão Jovem Arte do Estado de Mato Grosso

PROJETO PÔR DO SOL ONLINE ABRE ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE PRIMAVERA

Confira a programação do Natal Encantado 2020

O Maior e Mais Democrático Festival das Artes da Cena de Mato Grosso está com as inscrições abertas

Confira os ganhadores do 9º Festival de Dança - Tema Cinema

Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Primavera do Leste é destaque no fórum de gestores de Esporte e Cultura de Mato Grosso

Dançarinos de Break Dance garantem quatro troféus para Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333