menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Fazenda

Prefeitura de Primavera do Leste promove Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio

No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Liberação de endorfina pode ajudar pacientes a recuperarem a autoestima

10/09/2021

Ajudar as famílias e pessoas próximas a identificarem os sinais dos transtornos mentais que estão por trás do suicídio, é um dos principais objetivos do "Setembro Amarelo", mês dedicado à prevenção ao suicídio que é responsável por uma morte a cada 45 minutos. Entre as diversas situações que podem indicar a intenção de atentar contra a própria vida, a mais evidente é o desequilíbrio.  Alterações de comportamento caracterizado pela compulsividade alimentar, aumento da irritação, excesso de sono ou insônia e uso de drogas como refúgio  podem apontar a vulnerável  ao suicídio. Especialistas afirmam que falar sobre as aflições e angústias é a melhor saída para se prevenir de doenças que podem levar ao fim trágico.



Todos os dias, 32 pessoas dão fim a própria vida, no Brasil, conforme levantamento realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962,  De acordo com o psiquiatra Lawrence Assis, entender que o suicídio está ligado à transtornos mentais como depressão e bipolaridade é necessário para combater as mortes motivadas pelo distúrbio. "A mente suicida está associada à predisposição genética, mas não é só isso. Quando o paciente desenvolve doenças psiquiátricas, ele também pode ser levado ao mais elevado grau das consequências que esses problemas trazem, e o mais assustador é o suicídio. Esse impulso também pode ser estimulado pelo consumo de drogas e bebida alcoólica", explica o médico que ainda afirma que família tem um papel muito importante para ajudar no tratamento precoce.  

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para se libertar dos transtornos que podem levar alguém a tirar a própria vida, a melhor saída é falar sobre os problemas que afetam a autoestima, autoconfiança e, por muitas vezes, tira o encanto pela vida. Na Rede Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, o paciente encontro profissionais preparados para ouvir e orientar quem precisa de ajuda. Os atendimentos são oferecidos  através do  Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Saúde Mental que dispõem de médicos especialistas, além de psicologos, assistente social e enfermeiro.

Segundo a secretária de saúde, Laura Kelly, para ter acesso ao atendimento especializado da saúde mental, basta ao paciente ir até a unidade básica de saúde mais próxima e, após passar por uma triagem, o paciente passa a ter acompanhamento e encaminhado para o atendimento adequado. "Numa situação de depressão ou qualquer outro quadro de transtorno mental, o paciente precisa de acolhimento. Por isso, temos profissionais preparados em todas as unidades de saúde para receber esse paciente e dar ele o acompanhamento necessário para que o prazer pela vida seja reativado nele", orienta.  

Outro hábito que ajuda a evitar o suicídio, é o estilo de vida saudável. A boa alimentação e a prática regular de atividade física podem reduzir os feitos das doenças mentais. Assim, o paciente pode ter um reencontro com o bem estar e autoestima. "Durante uma atividade física,  uma substância natural chama endorfina é liberada pelo cérebro. Com essa liberação no organismo, surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois que o exercício termina. Essa sensação de prazer também se completa quando associada a uma boa alimentação e boas noites de sono', recomenda o psiquiatra Lawrence.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Servidores participam de capacitação sobre licenciamento ambiental descentralizado

Comércio poderá funcionar normalmente no feriado da Consciência Negra

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nova Ponte do Rio Café agora em novembro

R$ 800 mil serão investidos em ações culturais no município de Primavera do Leste

Primavera do Leste é destaque em MT na aplicação de vacinas e recebe prêmio do Governo do Estado

Governo do Estado atende pleito de produtores de Primavera do Leste e anuncia pavimentação da MT-448

Projeto apoiado pela Prefeitura de Primavera ajuda na reabilitação de pacientes através da equoterapia

Prefeitura anuncia mudanças no secretariado de Agricultura e Meio Ambiente

Boletim Corona vírus 19.08.21

Boletim Corona vírus 20.07.21

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333