Compartilhe:
No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. Liberação de endorfina pode ajudar pacientes a recuperarem a autoestima
10/09/2021
Ajudar as famílias e pessoas próximas a identificarem os sinais dos transtornos mentais que estão por trás do suicídio, é um dos principais objetivos do "Setembro Amarelo", mês dedicado à prevenção ao suicídio que é responsável por uma morte a cada 45 minutos. Entre as diversas situações que podem indicar a intenção de atentar contra a própria vida, a mais evidente é o desequilíbrio. Alterações de comportamento caracterizado pela compulsividade alimentar, aumento da irritação, excesso de sono ou insônia e uso de drogas como refúgio podem apontar a vulnerável ao suicídio. Especialistas afirmam que falar sobre as aflições e angústias é a melhor saída para se prevenir de doenças que podem levar ao fim trágico.
Todos os dias, 32 pessoas dão fim a própria vida, no Brasil, conforme levantamento realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, De acordo com o psiquiatra Lawrence Assis, entender que o suicídio está ligado à transtornos mentais como depressão e bipolaridade é necessário para combater as mortes motivadas pelo distúrbio. "A mente suicida está associada à predisposição genética, mas não é só isso. Quando o paciente desenvolve doenças psiquiátricas, ele também pode ser levado ao mais elevado grau das consequências que esses problemas trazem, e o mais assustador é o suicídio. Esse impulso também pode ser estimulado pelo consumo de drogas e bebida alcoólica", explica o médico que ainda afirma que família tem um papel muito importante para ajudar no tratamento precoce.
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para se libertar dos transtornos que podem levar alguém a tirar a própria vida, a melhor saída é falar sobre os problemas que afetam a autoestima, autoconfiança e, por muitas vezes, tira o encanto pela vida. Na Rede Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, o paciente encontro profissionais preparados para ouvir e orientar quem precisa de ajuda. Os atendimentos são oferecidos através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Saúde Mental que dispõem de médicos especialistas, além de psicologos, assistente social e enfermeiro.
Segundo a secretária de saúde, Laura Kelly, para ter acesso ao atendimento especializado da saúde mental, basta ao paciente ir até a unidade básica de saúde mais próxima e, após passar por uma triagem, o paciente passa a ter acompanhamento e encaminhado para o atendimento adequado. "Numa situação de depressão ou qualquer outro quadro de transtorno mental, o paciente precisa de acolhimento. Por isso, temos profissionais preparados em todas as unidades de saúde para receber esse paciente e dar ele o acompanhamento necessário para que o prazer pela vida seja reativado nele", orienta.
Outro hábito que ajuda a evitar o suicídio, é o estilo de vida saudável. A boa alimentação e a prática regular de atividade física podem reduzir os feitos das doenças mentais. Assim, o paciente pode ter um reencontro com o bem estar e autoestima. "Durante uma atividade física, uma substância natural chama endorfina é liberada pelo cérebro. Com essa liberação no organismo, surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois que o exercício termina. Essa sensação de prazer também se completa quando associada a uma boa alimentação e boas noites de sono', recomenda o psiquiatra Lawrence.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste celebra Natal Encantado com noite de adoração imperdível com o renomado pregador Deive Leonardo
Prefeitura Municipal realiza limpeza e operação tapa buracos no Distrito Industrial José de Alencar
Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24
Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril
Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio
Concurso Público de Primavera do Leste: Homologação e convocações devem ocorrer em breve
Fim de semana: programação cultural e esportiva movimenta Primavera do Leste
Secretaria de Cultura oferta 56 vagas de estágio remunerado para estudantes
Primavera do Leste se consolida como capital da cultura de Mato Grosso
Luan Santana, estrela sertaneja, canta na Expô Primavera hoje. Saiba tudo sobre esse imperdível show
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO